terça-feira, 27 de abril de 2004

Há 84 anos...




Na tarde de 27 de Abril de 1920, no jardim da residência do Governador Militar de Haifa, 'Abdu'l-Bahá recebeu o título de Cavaleiro do Império Britânico. Era um reconhecimento pelo Seu trabalho humanitário durante a 1ª Guerra Mundial; nesses anos 'Abdu'l-Bahá tinha apoiado desalojados e coordenado a produção e distribuição de alimentos na Palestina. Aceitou essa honra como uma oferta de um "rei justo", mas nunca usou esse título.


Os anos da 1ª Guerra Mundial foram de enorme ansiedade e aflição na Palestina. Pouco depois do Império Otomano entrar na guerra, os britânicos ocuparam Bassorá e proclamaram um protectorado sobre o Egipto; os árabes, a maior minoria étnica no Império, começam a ser incitados à revolta e a instabilidade política e social alastra-se por toda a parte.

Na Terra Santa, as autoridades tornavam-se cada vez mais repressivas; as preocupações centram-se cada vez mais nas medidas militares e políticas; as necessidades básicas das populações são esquecidas. Quando os rumores de possíveis bombardeamentos aliados às cidades de Haifa e Akká se tornam mais insistentes, 'Abdu'l-Bahá retira-se para uma aldeia drusa de Abu-Sinan, a leste de ‘Akka.

As comunicações com o Ocidente e com a Pérsia ficam cortadas. 'Abdu'l-Bahá sente-Se isolado do mundo; ocupa-Se então na coordenação da distribuição de alimentos às populações mais necessitadas. Aconselha alguns crentes sobre a produção de alimentos em propriedades no vale do Jordão e junto ao lago Tiberíades.

Fruto deste ambiente de enorme tensão social e intriga política, as relações de 'Abdu'l-Bahá com o governador militar Jamal Pashá, oscilam; existiram alguns encontros de enorme cordialidade e gentileza por parte do Governador, mas também se sabe que Jamal Pashá, ameaçou várias vezes que crucificaria 'Abdu'l-Bahá depois de derrotar os britânicos.

A guerra aproxima-se da Terra Santa; em Março de 1917 Bagdade é capturada pelos britânicos; em Dezembro do mesmo ano, o General Allenby ocupa Jerusalém; o fim do domínio Otomano na Palestina parece aproximar-se. Mas o avanço britânico atrasa-se devido a falta de homens e munições.

As ameaças à vida de 'Abdu'l-Bahá aumentam. Alguns Bahá’ís conseguem sensibilizar o estado-maior britânico no Egipto, no sentido de se fazerem todos os esforços para preservar a vida de 'Abdu'l-Bahá.

Em 23 de Setembro de 1918, as tropas britânicas contornam o Monte Carmelo e entram em Haifa, sem encontrar resistência. No acto de rendição do governador de Haifa, a primeira questão que o comandante britânico lhe coloca é "'Abdu'l-Bahá está na cidade? Ele está bem?" O Mestre estava calma e tranquilamente sentado no pátio da Sua casa.

Sem comentários: