terça-feira, 18 de maio de 2004

Professores

Tenho recordações das minhas professoras da primária; lembro-me dos nomes delas, da fisionomia e de alguns episódios que se passaram na escola. Já aconteceu encontrar-me por acaso com uma e tê-la reconhecido. Dos professores que tive no secundário e na universidade apenas recordo os melhores e os que eram mesmo maus. Dos medianos e dos medíocres não me lembro nem sequer do nome.

Ser professor não é fácil, e não é qualquer um que consegue sê-lo. Eu próprio já dei aulas na faculdade e sei como é complicado explicar um determinado tema, de diferentes maneiras, até que tenhamos a percepção que todos compreenderam o assunto em causa.

Por vezes até é necessário saber ler nas expressões dos alunos se estão a acompanhar o nosso raciocínio ou não. Mas nem todos se preocupam com isso.

A vida para os professores não está fácil. O maior problema que enfrentam deve ser a redução da população escolar; a principal consequência deste facto é a redução da possibilidade de emprego. Quando fiz o ciclo preparatório, a minha escola tinha 44 turmas de 32 alunos; hoje tem 14 turmas de 20 a 22 alunos. É óbvio que não são necessários tantos professores.

Creio que todos nós teremos histórias sobre bons e maus professores.

Tive um professor de Português no 11º ano de quem guardo excelentes recordações. Éramos uma turma da área tecnológica (consequentemente, pouco vocacionada para as letras!) Mas aquele homem conseguia cativar a nossa atenção, fazer-nos apreciar certos autores, levar-nos a entender certos aspectos da nossa língua. Na altura, fiquei a gostar de Eça e Fernando Pessoa; coisa pouco comum entre a rapaziada das áreas tecnológicas...

Como este devo ter tido mais uma meia dúzia de excelentes professores enquanto fui estudante. Eram homens e mulheres, a quem eu, na minha qualidade de aluno, reconheço o mais elevado nível de excelência profissional. Todos eles tinham uma interessante combinação de qualidade profissionais e qualidades pessoais. Todos eles sabiam como cativar a nossa atenção, despertar em nós o interesse pela matéria, criar em nós um gosto pelos assuntos que tratávamos nas aulas.

Num momento, em que tanto se critica a todos os agentes do sistema de ensino, era importante que os professores de excelência fossem apontados como exemplo para todos os outros. Afinal, são eles que verdadeiramente dignificam a carreira e a posição de um professor na nossa sociedade.

Sem comentários: