quinta-feira, 23 de dezembro de 2004

Pela 17ª vez...

Pela 17ª vez, desde 1985, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução em que expressa "séria preocupação" sobre a situação dos direitos humanos no Irão, mencionando especificamente a actual perseguição à comunidade bahá'í. A resolução, apresentada pelo Canadá, foi aprovada por 71 votos contra 54 no passado dia 20 de Dezembro. Nela, apela-se ao Irão para "eliminar todas as formas de discriminação assente em fundamentos religiosos" e registou-se o recente ressurgimento de violações de direitos humanos contra bahá'ís do Irão.

Especificamente, a resolução salienta a "contínua discriminação contra pessoas pertencentes a minorias religiosas, incluindo Cristãos, Judeus, e Sunitas, e o aumento da discriminação contra os Bahá'ís, incluindo casos de detenção arbitrária… desrespeito pelos direitos de propriedade, destruição de lugares de importância religiosa, suspensão de actividades sociais, educativas e relacionadas com a comunidade, negação de acesso ao ensino superior, emprego, pensões de reforma e outros benefícios".

A Sr.ª Bani Dugal, representante da Comunidade Internacional Bahá'í nas Nações Unidas, depois de agradecer o apoio das várias nações envolvidas na votação, afirmou que "conforme se salienta na resolução, a situação dos Bahá'ís piorou neste ano e manifestações de preocupação pela comunidade internacional, como esta, são ainda o principal meio de protecção da comunidade bahá'í sitiada no Irão".

Notícia em inglês no BWNS.

Sem comentários: