sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Teerão: Petição anti-Bahá'í nas Orações de Sexta-Feira

Orações de Sexta-Feira, em Teerão

Um dos melhores sites para acompanhar a actualidade relacionada com a situação da Comunidade Baha’i no Irão, intitula-se Iran Press Watch: The Bahá’í Community. O seu autor, Ahang Rabbani, dava-nos conta de que na passada quarta-feira o site Shahabnews.com (um órgão da República Islâmica do Irão que se orgulha de ser uma mistura de fundamentalismo e reformismo), anunciou que iria fazer circular uma petição durante as orações de sexta-feira (hoje) em Teerão, apelando à dissolução ou interdição da administração da comunidade Baha’i.

Simultaneamente, foi anunciado aos media que o Ayatollah Ali Khamenei iria presidir às Orações de Sexta-Feira, sugerindo, ainda que de forma implícita que existiria uma relação entre as duas notícias.

Parte da petição citada pelos Media é uma repetição da tradicional propaganda anti-baha’i (de acusações de espionagem, sionismo, ameaça à cultura iraniana, etc, etc, etc....); outra parte sugere que a dissolução da administração Baha’i no Irão deve ser um primeiro passo que o Governo e as suas instituições devem considerar nas suas iniciativas contra a comunidade Baha’i.

Nas entrelinhas...

Podemos questionar “Mas qual administração Bahá'í?” A verdade é que a administração Baha’i no Irão ter sido extinta em 1980. O que existe hoje é uma liderança informal a nível local e nacional, tendo os membros desta última sido detidos no passado mês de Maio. Mas a questão correcta é “Qual a intenção desta petição?”

Ahang Rabbani sugere que esta petição é mais um sinal da influência da Sociedade Hojjatieh no Governo Iraniano. Uma vez assinada a petição, esta poderia ser invocada como uma manifestação da vontade popular para aplicação de medidas mais duras contra os Baha’is. Ao aplicar essas medidas, o Governo poderia sempre justificar-se dizendo que estava apenas a aplicara vontade do povo.

Enquanto aguardamos desenvolvimentos sobre esta petição, podem ler o blog de Ahang Rabbani, aqui.

Sem comentários: