segunda-feira, 6 de abril de 2009

No rescaldo dos incêndios

Ahmad El-Sayyid, um baha'i que viu a sua casa incendiada,
no momento em que abandonava o edifício da Procuradoria
e prestava declarações aos media
.

Depois dos ataques incendiários contra Bahá’ís no Egipto ocorridos na semana passada, vários grupos de direitos humanos têm-se movimentado no sentido de processar judicialmente o jornalista Rahim; outras organizações e jornalistas têm exigidos que ele peça desculpas. Alguns jornais do Médio Oriente têm noticiado estes desenvolvimentos.

No jornal online The Media Line (uma boa fonte de notícias do médio Oriente) surgiu um artigo intitulado Egyptians Face Trial for Incitement Against Baha’is, onde podemos ler:
Um jornalista egípcio e um membro do parlamento do partido do governo foram convocados pelo tribunal por alegadamente terem incitado contra a minoria baha’i do país.

O jornalista, Jamal ‘Abd A-Rahim dop jornal pro-governamental Al-Gumouriyya e o MP Muhammad Yusri do Partido Nacional Democrático no poder, estão a ser interrogados sobre o papel que tiveram nos incêndios de residências Baha’is na semana passada.

Os residentes de A-Shouraniyya, localizada em Sohag, a 345 quilómetros a sul do Cairo, deitaram fogo a casa pertencentes a baha’is e expulsaram-nos da localidade.
Ler o resto da notícia em inglês aqui.

Outro jornal online The National (do Abu Dabhi), noticiava publicou um artigo Anti-Baha’i columnist refuses to apologise onde referia novos desenvolvimentos na atitude do jornalista Rahim:
Um colunista de jornal acusado de incitar os ataques da semana passada contra membros da Fé Baha’i numa aldeia do Egipto superior, afirmou ontem que não vai pedir desculpa pelos seus comentários controversos.

Seis grupos Egípcios para os Direitos Humanos solicitaram aos Procuradores Públicos para que investiguem Gamal Abd al Rahim, um colaborador do jornal governamental Al Gomhurriya por "incitamento a crimes e delitos".

Afirmam que as declarações do Sr. Al Rahim contra os Baha’is num talk show popular provocou directamente um ataque onde aldeões da vila de Al Shuraniya lançaram fogo a cinco casas que se sabe pertencerem a Baha’is.
Ler o resto da notícia em inglês aqui.

Sem comentários: