quinta-feira, 2 de abril de 2009

Rahim, o pequeno Nero

O jornalista e o Imperador. Um estranho gosto por incêndios...

Quando parecia que as coisas estavam a melhorar para os Baha’is do Egipto, surge uma notícia que nos mostra quão diferente é o mundo do outro lado do Mediterrâneo. E quão frágil é a situação dos Bahá'ís Egípcios.

No passado dia 28 de Março, um canal de TV egípcio, apresentou uma reportagem sobre a celebração do Naw-Ruz (Ano Novo) pelos Bahá'ís do Egipto seguido de um debate entre o jornalista Gamal Abdel Rahim (que escreve para o jornal Al-Gomhoryiah [A República]), e dois Bahá'ís: a Dra. Basma Moussa e Ahmad El-Sayyid. Durante o debate o Sr. Rahim, - que é conhecido no Egipto como um dos principais mentores da hostilização dos Bahá'ís – não se contentou com as suas tradicionais provocações; desta vez foi mais longe e ameaçou de morte a Drª Moussa.

No dia 31 de Março, na vila de Showraniah, um grupo de jovens atacou cinco residências de baha'is, lançando pedras e cocktails molotovs. Inspirados pelas palavras incendiárias do Sr. Rahim (como reconheceram no blog deste jornalista), decidiram punir um dos Bahá'ís que tinha sido entrevistado para a reportagem exibida no programa de TV.

Motivo: um dos residentes aparecera no programa de TV a afirmado que tinha aceite a religião Bahá’í. As forças de segurança não conseguiram impedir a chegada nem a fuga desses grupo de incendiários.

Como consequência, alguns Bahá'ís decidiram abandonar a localidade (onde residiam há décadas; outros afirmaram que a polícia os impediu de regressar. O Ministro do Interior confirmou o incidente, afirmou que tinham sido feitas detenções que que estava em curso uma investigação.

Posteriormente, jornal Al-Gomhoryiah [A República] (onde o Sr. Rahim escreve) dava conta da ocorrência, dizendo que tinham sido jovens da ilha que tinham causado o incêndio, acrescentando que estes tinham tentado impedir que os bombeiros e as forças policiais chegassem ao local do incêndio. E em tom de anuência para com os incendiários, citava um habitante da vila: "Somos todos Muçulmanos e Cristãos, vivendo em paz, lado a lado. Apenas algumas pessoas se converteram à Fé Baha’i, e insultaram a nossa vila, a nossa reputação e as nossas crenças. Vamos manifestar-nos para declarar a nossa inocência destas alegações. Renunciamos as estes intrusos que foram aliciados pelo dinheiro de corpos estrangeiros; eles falharam na disseminação da sua ideologia entre nós."

Num editorial no mesmo jornal o Sr. Rahim, qual pequeno Nero do jornalismo egípcio, não hesitou em elogiar os incendiários.

Este tipo de ataques contra os Baha’is é recorrente no Irão; mas no Egipto são uma raridade. Fica a ideia que resolvido o problema jurídico dos bahá'ís, existe agora um problema social, a que as autoridades e a sociedade egípcias terão de resolver.

-----------------------------

Naturalmente que a maioria dos leitores deste blog, não entende árabe. Mesmo assim, deixo aqui um excerto do programa de TV que provocou esta situação. Percebe-se pela forma de falar do Sr. Rahim que ele não é propriamente uma pessoa cordial.



ACTUALIZAÇÃO

Aqui fica um vídeo que mostra um momento em que as residências dos Bahá'ís ardiam na vila de Showraniah.



Hoje, diversos grupos de activistas dos Direitos Humanos realizaram uma manifestação à porta do Gabinete do Procurador Geral exigindo que o Sr. Rahim seja acusado e processado.

Também hoje, seis organizações egípcias de Direitos Humanos lideradas pela Egyptian Initiative for Personal Rights emitiram um comunicado conjunto onde expressam o seu repúdio pelos actos hediondos cometidos com uma inocente minoria religiosa no Egipto. Exigem que os autores deste acto seja presos e julgados, e também apela ao governo par que tome medidas para proteger os Bahá'ís. Este comunicado pode ser lido aqui (em inglês).

----------------------------------------------------------
SOBRE ESTE ASSUNTO:
Groups: Villagers attack homes of Baha'is in Egypt (AP)
Egypt village mob torches Bahai homes (AP)
A Mob Burns Baha'i Homes in a Southern Egyptian Village (Baha'i Faith in Egypt and Iran)
More on the mob attacks in Egypt (BahaiRights.org)
Villagers torch Bahai homes (Africa News 24)
Egyptian Baha'is under attack (Global Voices)
Egyptian Baha'is still face trouble after court victory (M&C)

1 comentário:

GH disse...

Quando pessoas como este jornalista transformam um discurso religioso numa manifestação de ódio e intolerância, então é impossível negar que o Islão está a ser destruidos pelos próprios muçulmanos.