terça-feira, 12 de maio de 2009

Um aniversário sinistro

Na próxima quinta feira faz um ano que foram detidos os dirigentes Bahá'ís iranianos. É um aniversário sinistro, pois tem sido um longo período de tempo durante o qual não foram formalmente acusados de qualquer crime, e simultaneamente foi-lhes negado o acesso a advogados.

O caso contrasta com o da jornalista americana-iraniana Roxana Saberi, detida sob acusação de espionagem, que veio a ser libertada num esforço mediático para limpar a terrível imagem que o regime iraniano tem no que respeita a direitos humanos. Felizmente, organizações como a Human Rights Watch perceberam esta manobra e chamaram a atenção para o caso de outros iranianos detidos.

Falando a propósito deste assunto, a representante da Comunidade Internacional Bahá'í junto das Nações Unidas lembrou que o presidente iraniano na conferência Durban II (em Genebra) tinha enfatizado a importância da "justiça e da dignidade humana" e o "estabelecimento de um sistema mundial justo". E acrescentou:

"Como é que os apelos da liderança iraniana para justiça na esfera internacional podem ser levados a sério se eles próprios não concedem justiça aos seus próprios cidadãos? No Irão, todos os artigos universalmente aceites sobre direitos humanos são rotineiramente ignorados, não apenas para os Baha’is, mas também para mulheres, jornalistas, e outros que procuram dignidade e Justiça."

------------------------------------------------
FONTE: Iranian Baha'i leaders may face new accusation on anniversary of imprisonment (BWNS)

Sem comentários: