quinta-feira, 4 de junho de 2009

Um Ayatollah diferente

Os apoiantes do Ayatollah Boroujerdi exigem uma investigação sobre a situação dos Bahá'ís.

O ayatollah Siyyid Husayn Kazemeyni Boroujerdi é um clérigo iraniano que defende a separação entre estado e religião. Em 1994 manifestou publicamente a sua oposição ao regime Islâmico do Irão e contestou o conceito "teocrático" de governo ou "guardiania" por parte do de clérigos/juristas islâmicos. Boroujerdi e muitos dos seus seguidores foram detidos em Teerão, em Outubro de 2006, após confrontos entre a polícia e centenas dos seus apoiantes. Em 25 de Maio de 2009, os apoiantes do Ayatollah Boroujerdi condenaram a actual repressão e violação de direitos da Comunidade Bahá’í no Irão. Aqui fica a tradução da declaração publicada no seu site:
Com a escalada recente de detenções, prisões e ameaças de execução contra os nossos compatriotas baha’is, os apoiantes do Sr. Boroujerdi exigem uma investigação e uma maior atenção da comunidade internacional para a actual violação dos direitos básicos dos Bahá’ís do Irão.

No entanto, os apoiantes do Sr. Boroujerdi acreditam que, infelizmente, nas negociações e nos “acordos feitos atrás do pano” entre as nações, a questão dos direitos humanos é muitas vezes sacrificada por interesses temporários e pragmatismo político. Como tal, o aumentar da sensibilização para esta questão importante recai sobre os ombros de oposição, que, confrontados com uma grande tirania, têm feito eco dos gritos sufocados da oprimida comunidade iraniana.

Desde o início da administração de Ahmadinejad, a supressão sistemática de movimentos civis, intelectuais heterodoxos, e membros de outras religiões tem acelerado. Entre estes grupos, a repressão dos nossos conterrâneos Bahá'ís tem sido particularmente intensa e maliciosa. A negação do direito à educação de alunos Bahá'ís, a negação de direitos cívicos fundamentais, a repetida violação dos seus direitos como cidadãos, sob o pretexto de "encontros jurídicos", e a deliberação de pernas excessivamente duras e alegações infundadas, tais como atentados bombistas ou envolvimento em actos terroristas, num ambiente de opacidade desprovida de adequado recurso legal, pintaram um quadro sombrio para o futuro dos nossos compatriotas Bahá'ís no Irão.

Além de acreditar na liberdade de expressão religiosa e na liberdade de culto para outras religiões, os apoiantes do Sr. Boroujerdi expressam a sua solidariedade para com a comunidade Bahá'í, e exortam a aplicação integral das disposições da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e plena observância das disposições no Irão.
------------------------------------------
FONTE: Supporters of Ayatollah Boroujerdi demand investigation of Baha’i case (IPW)

Sem comentários: