sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Bahá'ís juntam-se ao plano global contra as mudanças climáticas

A Comunidade Internacional Bahá'í anunciou hoje (27-Outubro-2009) que se associou a um programa pelas Nações Unidas para promover a "mudança geracional" na abordagem às alterações climáticas e à sustentabilidade ambiental.

O programa, que é co-patrocinado pela Aliança de Religiões e Conservação (ARC) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), visa promover mudanças de estilo de vida que ajudem a abrandar o aquecimento global e outros problemas ambientais durante um período de sete anos de 2010-2017.

"Estamos muito satisfeitos por participar com outras religiões mundiais e com as Nações Unidas nesta iniciativa inspiradora para promover a mudança duradoura na maneira como as pessoas interagem com o ambiente", disse Tahirih Naylor, uma representante da Comunidade Internacional Bahá'í junto das Nações Unidas.

"A importância deste esforço é a maneira em que capitaliza os pontos fortes das comunidades de fé - como as suas fortes redes de base e o poder transformador da crença religiosa - para abordar problemas ambientais na sua origem, que é o comportamento humano.

"Uma das metas a longo prazo da Fé Bahá'í é promover a transformação positiva de indivíduos e comunidades, e, para isso já temos patrocinamos milhares de círculos de estudo, aulas para crianças, reuniões devocionais, e grupos de jovens em mais de 180 países.

"Estamos desejosos por aprender mais sobre os esforços das outras comunidades de fé e estamos confiantes que podemos dar uma contribuição útil para este programa emocionante", disse ela.

A Sra. Naylor irá juntar-se aos representantes de outras religiões mundiais na próxima semana, no Castelo de Windsor, quando o programa do ARC / PNUD for formalmente lançado. O evento, programado para 2 a 4 de Novembro, contará com uma intervenção do Secretário-geral da ONU Ban Ki-Moon e será apresentado por Sua Alteza Real o Príncipe Philip.

Mais de 200 líderes religiosos e seculares deverão estar presentes, e muitos grupos religiosos devem anunciar compromissos com iniciativas concretas, tal como o plano de Baha'i, para responder aos desafios ambientais globais.

A Sra Naylor como representante Bahá’í para o evento será acompanhada por Arthur Dahl, um ex-director executivo assistente do Programa de Ambiente das Nações Unidas. O Sr. Dahl é um conhecido autor, e especialista em recifes de coral e biodiversidade.

A Sra Naylor salientou que a comunidade Bahá’í tem sido membro da ARC desde a sua fundação, e tem procurado apoiar o seu programa inter-religioso de esforços de conservação.

"A Comunidade Bahá’í em todo o mundo tem estado envolvida na promoção do desenvolvimento sustentável e na criação de projectos de pequena escala, que incluem a conservação ambiental", disse. "E assim esta iniciativa é especialmente importante devido à maneira como aborda de forma concreta as atitudes e os valores que estão na raiz de muitos dos problemas ambientais da humanidade."

Especificamente, disse a Sra. Naylor, os Bahá'ís de todo o mundo serão encorajados a explorar a relação dos humanos com o ambiente conforme exposto nas Sagradas Escrituras Bahá'ís e adoptar medidas a nível individual e comunitário.

"Na nossa experiência, ligar os corações das pessoas às Sagradas Escrituras é a melhor maneira de proporcionar a motivação para a mudança social e acção", disse. "De igual forma, os Bahá’ís serão incentivados a participar em actos de serviço relacionados com a sustentabilidade ambiental".

Fonte: Baha'is join global plan for "generational change" on climate change (BWNS)

Sem comentários: