terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Paranóia

Os tumultos nas ruas das cidades iranianas voltaram a receber a atenção dos media mundiais, tendo países como Estados Unidos, a Rússia e a União Europeia apelado à contenção das autoridades iranianas. Parece óbvio que o povo iraniano não se conforma com os resultados oficiais das eleições de Junho passado.

No meio da troca de acusações e ameaças que vêem a público, não faltaram os apaixonados das teorias da conspiração. Desta vez, o especialista é um tal Sr. Nematolah Bavand que afirmou à agência FARS (a agência noticiosa semi-oficial do Irão) que os Baha’is estariam por detrás da agitação dos últimos dias.

Uma outra pérola da paranóia iraniana surgiu numa notícia do jornal Javan. Aqui fica a tradução

Denunciada a conspiração Bahai no campo de Musawi para insultar as santidades religiosas

No dia da Ashura, os apoiantes do campo de Musawi não tiveram a decência de se abster de profanar o mais sagrado dos santuários religiosos. Ao rasgar cópias do Alcorão na Rua Enqelab, na frente dos que lamentavam o martírio do Imam Hussein, expuseram a outra face do seu desprezo pela religião

Confirmando esta informação, um especialista em questões de segurança disse ao Javan Online: "As acções no Campo de Musawi para profanar santidades religiosas não são novas. Na verdade, isso começou a acontecer quando se formou um grupo de Baha'is no staff deste candidato, durante os dias que antecederam a eleição. "

Acrescentou: "Essa seita há muito tempo que planeia atacar as santidades religiosas do povo no dia da Ashura mas como não conseguem garantir a protecção das massas, nunca serão bem sucedidos. "

Quanto ao papel do Bahaismo na profanação dos santuários religiosos, o nosso especialista em assuntos de segurança afirmou: "O caminho que o campo de Musawi está a tomar no seu ataque a santidades religiosas é exactamente o mesmo caminho que a mal aconselhada seita Baha'i tem seguido há anos."

E acrescentou: "Temos provas da ligação entre a seita Baha'i e o campo de Musawi e da parceria estratégica entre esses dois grupos".


O Irão vive hoje dias difíceis. Esperemos que as autoridades - à semelhança do que já aconteceu com outros regimes totalitários - não caiam na tentação de apontar um bode expiatório para os seus problemas.

---------------------------
FONTE: Iran State Media Blames the "Baha’i Sect" for Recent Unrest (MNBR)

1 comentário:

Amir Shafa disse...

Marco...
imagina..toda ação tem uma reação,
crise e vitória...eles não tem mais o que inventar.
daqui a pouco eles vão culpar o Mihdi.