terça-feira, 27 de abril de 2010

Trabalhos de Manutenção no Santuário do Báb

HAIFA, Israel - Com muito cuidado e paciência, uma dúzia trabalhadores especializados avaliam toda a superfície de pedra do famoso santuário Bahá’í, reparando e limpando cada ponto que revele danos resultante de meio século de exposição aos elementos.

A restauração da estrutura de pedra do túmulo do Bab - um dos dois mensageiros divinos associados à Fé Bahá'í - é apenas uma parte de um projecto de quatro anos que leva os benefícios da engenharia do século 21 e conhecimentos de construção a uma estrutura cuja primeiras salas foram concluídas em 1909.

Operários especializados em trabalhos de manutenção no Santuário

A fase inicial do trabalho - reforço estrutural para aumentar a resistência a terremotos - começou em 2008 e está praticamente terminada.

"A nova estrutura de aço dissimulado, reforços de alvenaria, e trabalho com cimento e trabalho estão quase completos", disse Saeid Samadi, arquitecto e gestor do projecto. "A restauração da pedra deve estar concluída até o final do verão, e o restante trabalho está bem encaminhado."

Além do trabalho na pedra e do reforço estrutural, o meticuloso restauro inclui a substituição das telhas douradas na cúpula, a substituição dos ladrilhos vermelhos no interior do santuário, o restauro das balaustradas ornamentais originais, a renovação das portas de madeira e metal, a instalação de novos sistemas eléctrico e ambiental e também a impermeabilização.

O projecto está planeado para terminar em Abril de 2012, mas o exterior deve estar concluído mais cedo, disse o Sr. Samadi. A remodelação inclui tanto o edifício original (apenas de um piso) que foi concluído há um século e da estrutura exterior e cúpula de ouro que foram concluídas em 1953.

"A expectativa é que no início de Outubro de 2011, quando começar a época das peregrinações Bahá’ís, os visitantes poderão ver o santuário com toda a sua beleza e grandiosidade," afirmou o Sr. Samadi. "Neste momento, não se consegue ver grande parte do exterior."

Na verdade, foram tomadas medidas especiais para proteger o trabalho de restauração do público e permitir que os peregrinos e outros visitantes possam continuar a entrar no santuário para fazer as suas orações e também experimentar a beleza e a tranquilidade dos jardins.

O acesso ao próprio túmulo só está suspenso durante os três meses de verão, quando não estão programadas peregrinações Baha'is.

O actual aspecto exterior do santuário, enquanto decorrem as obras de restauro

O santuário Baha'i no Monte Carmelo é um dos locais mais visitados na Terra Santa. O edifício, com vista para Baía de Haifa e para o Mar Mediterrâneo, é conhecida pela sua beleza e pelos jardins adjacentes, que se estendem e descem a montanha.

Em 2008, o Santuário de Bahá'u'lláh ao norte de Haifa, perto do Acre, e o Santuário do Báb no Monte Carmelo, foram incluídos na lista de Património Mundial da UNESCO, e classificados de "valor universal excepcional" devendo ser considerado parte do "património cultural da humanidade."

O trabalho de restauração em curso não provocará qualquer alteração no projecto ou na aparência geral do Santuário do Bab.


------------------------
FONTE: Work advances on restoration of Haifa's golden-domed shrine (BWNS)

Sem comentários: