segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Rua de Camões, nº 4, Paris

Entrámos no Centro Bahá'í de Paris com a esperança de encontrar algum livro ou DVD. Sempre podia haver por ali alguma novidade (ou raridade) editorial que valesse a pena. Depois de sermos recebidos com a cortesia habitual, a nossa anfitriã lançou a pergunta: "Voulez-vous visiter la residence de 'Abdu'l-Bahá à Paris?"

Quem resiste a um convite destes? Eu nem sabia que o local podia ser visitado!

Foi em Paris que surgiu a primeira comunidade Baha’i da Europa Ocidental. Era por Paris que passavam muitos dos peregrinos que no início do século XX iam em peregrinação à Terra Santa, para visitar 'Abdu'l-Bahá. Nos escritos de 'Abdu'l-Bahá sucedem-se as exortações e os conselhos aos Baha’is em Paris. De certa forma, Paris tornou-se o berço da Fé Baha’i na Europa.

Entre 1911 e 1913 'Abdu'l-Bahá visitou a cidade 3 vezes, Numa dessas ocasiões demorou-Se mais quase 10 semanas. Instalou-se num apartamento na Rua de Camões, nº 4. Ali recebia visitantes e proferiu várias palestras que hoje temos registadas no livro "Palestras em Paris".

Em 1996, Armindo Pedro, um Bahá'í português residente em França, descobriu que o apartamento estava à venda e informou a Comunidade Bahá'í de França. Algum tempo depois, A Casa Universal de Justiça deu instruções para a aquisição daquele espaço. E hoje os Bahá'ís podem visitar aquela residência que no território europeu ocupa o terceiro lugar em termos de importância espiritual.

Assim, conhecer aquele apartamento era um convite irresistível.

No dia e hora marcada, entrámos naquele espaço simples e acolhedor. Mantêm-se muitos dos aspectos originais, nomeadamente o soalho, as paredes e as portas. O pouco mobiliário não é original, mas data daquela época. Permite-nos imaginar aquele espaço há 100 anos atrás.

Durante os 90 minutos que ali estivemos apreciámos a dignidade do local, e pudemos fazer as nossas orações. Não pude deixar de me lembrar dos Bahá'ís de Portugal e, pouco depois, quando nos foi oferecido um chá, enviar a muitos dos amigos um SMS especial.

Não resisto em partilhar convosco algumas imagens, apesar de serem de pouca qualidade (foram obtidas com a máquina de filmar).




Jardins do Trocadero. 'Abdu'l-Bahá costumava passear por aqui.


A Torre, vista dos Jardins do Trocadero


O homem que dá nome à rua, também está ali representado


















Livros de Orações disponíveis em muitas línguas

1 comentário:

Carlos Moreira disse...

Trata-se de uma visita linda. O ambiente é espiritual e lembra o nosso querido Mestre.
Ali foram feitas as anotações contidas no livro Palestras de Abdu'l-Bahá em Paris. É lá (em Paris) o registro da primeira foto à cores, com imagem do Mestre.