terça-feira, 8 de maio de 2012

Comunidades Bahá'ís na Europa comemoram 50 anos

OSLO, Noruega - Num encontro comemorativo em Oslo, cerca de 100 convidados especiais, foi prestada homenagem à Assembleia Espiritual Nacional da Noruega, pelo 50º aniversário da sua criação.

Entre eles, Shazia Mushtaq - uma representante do Conselho Islâmico da Noruega – elogiou os “maravilhosos elementos” do evento comemorativo, que incluiu discursos de homenagem e apresentações musicais.

Ivar Flaten, um padre da Igreja da Noruega, afirmou que encontrou nos Ensinamentos Bahá'ís, “uma ênfase especial, não só de tolerância, mas também de reconhecimento do outro”. Os seus comentários foram secundados por Lise Were, chefe executiva do Conselho das Comunidades para uma Atitude Religiosa na Vida, da Noruega, que disse que uma coisa que caracteriza os Bahá'ís é o seu “desejo de diálogo”. Na sua intervenção, Thor Henning Lerstad - um jornalista Bahá'í - descreveu o apelo a todos os seres humanos para reconhecerem a unidade da religião como “talvez o desafio mais notável da Fé Bahá'í, numa perspectiva nórdica... “

“A tolerância não é suficiente, é necessário reconhecer também as crenças dos outros povos,” acrescentou.

Hoje, as actividades Bahá'ís na Noruega incluem reuniões devocionais, aulas para crianças, grupos de jovens e círculos de estudo, em que os participantes exploram a aplicação do espiritual nas suas vidas e ensinamentos que desenvolvem capacidades para servirem a comunidade.

“Vivemos num tempo em que é dada pouca atenção ao fortalecimento da natureza espiritual dos seres humanos”, observou Shahla Bahrami, outra Bahá'í norueguesa. As actividades oferecidas pela comunidade Bahá'í ajudam a aperfeiçoar essa natureza, declarou no encontro ocorrido na sexta-feira, 27 de Abril.

Este ano comemoram-se também os 50ºs aniversários da formação de Assembleias Espirituais Nacionais: da Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Portugal, Espanha, Suécia e Suíça. Algumas delas, fizeram as comemorações durante as suas Convenções Nacionais Bahá'ís, que acontecem todos os anos durante o período do Festival de Ridván, entre 21 de abril e 2 de maio.

Para os Bahá'ís da Suíça, o regente de Liechtenstein - Sua Alteza o Príncipe Herdeiro Alois - escreveu: “Ao saber que a Assembleia Espiritual Nacional da Suíça que, atualmente, é responsável pela comunidade Bahá'í do Liechtenstein, vai comemorar 50 anos de existência, gostaria de aproveitar esta oportunidade para felicitar a comunidade neste aniversário e expressar os meus melhores votos e bênçãos de Deus para o futuro”.

Por sua vez, a Assembleia Nacional da Suíça, enviou saudações para a comunidade Bahá'í da vizinha Itália. A Convenção Nacional italiana, ouviu Mario Piarulli, um membro sobrevivente da primeira Assembleia Espiritual Nacional, falar das memórias que contam a história do início da comunidade.

O Sr. Piarulli expressou o seu sincero desejo de que “os jovens hoje aqui presentes possam - daqui a 50 anos, por ocasião da comemoração do centenário - olhar para estes nossos anos, como cruciais na aceleração do crescimento de uma civilização espiritual no mundo...”

Na Holanda, antigos e actuais membros da Assembleia Nacional Espiritual, marcaram o seu 50 º aniversário lendo os nomes de cada um dos 51 bahá'ís que serviram na instituição durante estes anos.

A nova AEN dos Bahá'ís de Portugal

O aniversário da Assembleia Espiritual Nacional de Portugal foi comemorado na convenção nacional, realizada pela primeira vez no novo centro nacional Bahá’í. “O espaço físico que sediou a Convenção foi, assim, um símbolo material do crescimento e do progresso da Fé no meio século anterior”, disse a Assembleia Espiritual Nacional de Portugal.

Os Baha'is do Luxemburgo comemoraram o jubileu de ouro da sua Assembleia Espiritual Nacional, com uma homenagem à primeira Bahá'í, que se estabeleceu no país, Honor Kempton, de origem britânica. “A Convenção foi fortalecida pelos sacrifícios dos Bahá'ís durante as décadas anteriores”, disse o membro da Assembleia, Amir Saberin, e focou em como a instituição construída no último meio século se pode tornar a maior plataforma de realizações, ainda maiores, no próximo”.


---------------------------- 
FONTE: Fifty years on, European Baha'i communities recall landmark elections (BWNS)

Sem comentários: