sábado, 10 de dezembro de 2016

Deus “faz” Milagres?



O meu amigo ateu "Maynard" faz esta pergunta: Deus pode interferir em eventos onde e quando quiser, infringindo as leis naturais e mudando o seu curso (isto é, realizar milagres)?

Deus intervém nos processos naturais? Eu terei que dizer: "Não sei", pela simples razão que não sei. Eu não sei tudo sobre as leis naturais e como elas funcionam e o que constitui a sua "infracção" em oposição à simples utilização dessas leis de formas anteriormente não concebíveis. Mas Ele pode? Certamente. Pessoalmente, penso que Ele intervém através dos processos naturais.

Houve uma época, não há muito tempo atrás, em que designávamos o voo humano como uma infracção das leis naturais. As pessoas não voam pela simples razão que as pessoas não têm asas. Os seres humanos não podem viver no espaço, mas nós também fizemos isso, utilizando cápsulas onde se replica a atmosfera que respiramos na terra. O que estes dois milagres exigem é uma compreensão tecnológica substancialmente avançada (que, como o escritor de ficção científica Arthur C. Clarke referiu, é indistinguível da magia). Se conseguimos fazer essas coisas com o pouco de conhecimento subjectivo que temos, o que poderá fazer o Ser que criou todo o sistema e conhece o seu potencial?

Eu vejo as acções de Deus como racionais e como tendo um propósito. O que me intriga sobre alguns dos supostos milagres (estátuas sangrando, etc.) é o seu propósito. Eles provam alguma coisa? Se sim, o quê? 'Abdu'l-Bahá levantou a questão do propósito quando falou sobre o livro bíblico de Daniel:

[Milagres] não constituem provas e evidências para todos os povos da terra, e eles não são provas definitivas, mesmo para aqueles que os vêem; Eles podem pensar que eles são apenas feitiços. (Some Answered Questions, p. 37)

São atribuídos a Cristo muitos milagres físicos que parecem infringir as leis da natureza. Podem até não ser infracções das leis naturais, mas sim a manipulação dessas leis por um Ser que as entende muito melhor do que nós. Em qualquer caso, para mim, o maior milagre é o facto de um filho de um pobre carpinteiro das periferias do Império Romano, há 2000 anos atrás, inspirar milhões de almas que hoje valorizam as Suas palavras e se identificam com o Seu nome. Esquecemos completamente as pessoas desse tempo que tinham riqueza e poder; no entanto, Jehoshuah ben Joseph transformou inúmeras vidas durante dois milénios.

Apenas uma dúzia de pessoas em toda a história conseguiram este milagre. E, apesar da transformação das vidas humanas e das sociedades durante esse período de tempo não exigir a infracção das leis da natureza (embora alguns argumentem que sim), essa transformação foi miraculosa. Os Bahá’ís acreditam que esta é a principal forma de "intervenção" de Deus na história - enviando seres como Cristo, Moisés, Maomé, Krishna, Buda e Bahá’u’lláh para nos guiar através das Suas palavras e acções.

Isaías (por Miguel Ângelo)
Há uma passagem no livro bíblico de Isaías que descreve eloquentemente este assunto. Acho que todos concordariam que um mundo unido e a paz global seriam um milagre. O texto profético sobre esta eventualidade diz:

No fim dos tempos o monte do templo do Senhor estará firme, será o mais alto de todos, e dominará sobre as colinas. Acorrerão a ele todas as gentes, virão muitos povos e dirão: «Vinde, subamos à montanha do Senhor, à casa do Deus de Jacob. Ele nos ensinará os seus caminhos, e nós andaremos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém, a palavra do Senhor. Ele julgará as nações e dará as suas leis a muitos povos, os quais transformarão as suas espadas em relhas de arados, e as suas lanças, em foices. Uma nação não levantará a espada contra outra, e não se adestrarão mais para a guerra. Vinde, Casa de Jacob! Caminhemos à luz do Senhor. (Is 2:2-5)

Este texto demonstra a forma como Deus intervém. A Sua "casa" é estabelecida (Ele tem uma presença na terra) e as pessoas "visitam-na" de bom grado. A Sua lei é proclamada e, como resultado, a humanidade transforma "as suas espadas em arados" - isto é, transforma instrumentos de destruição em instrumentos produtivos. O ponto crítico? O que o versículo NÃO diz. Não diz que Deus fará essas coisas por nós. Diz que nós faremos essas coisas em resposta à presença e à lei de Deus.

-----------------------------------------------------------

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Maya Bohnhoff é Baha'i e autora de sucesso do New York Times nas áreas de ficção científica, fantasia e história alternativa. É também compositora/cantora (juntamente com seu marido Jeff). É um dos membros fundadores do Book View Café, onde escreve um blog bi-mensal, e ela tem um blog semanal na www.commongroundgroup.net.

Sem comentários: