sábado, 17 de fevereiro de 2018

Harmonizar Sexualidade e Espiritualidade no Casamento



Os ensinamentos Bahá'ís sustentam que a intimidade sexual é um acto profundo de unidade no casamento e que a concepção e criação de filhos é um propósito sagrado dessa unidade.

Além de ter filhos, a intimidade sexual saudável no casamento contribui tremendamente para o bem-estar mental, emocional, espiritual e físico dos cônjuges. A saúde sexual no casamento é importante.

A ideia comum no mundo de hoje é que o sexo é principalmente um acto de prazer físico. Esta perspectiva não reconhece a sua realidade sagrada ou a nossa natureza fundamentalmente espiritual. Muitas vezes, as pessoas separam inconscientemente assuntos sexuais e espirituais.

Harmonizar sexualidade e espiritualidade pode ser algo que muitas pessoas não consideram. À medida que se vai compreendendo cada vez melhor este conceito, aumenta a capacidade pessoal de experimentar maiores níveis de coerência entre as convicções espirituais e os actos sexuais. Para conseguir isso, é necessário aplicar a capacidade espiritual em todos os aspectos da vida, incluindo a sexualidade.

O corpo humano é visível, a alma é invisível. É a alma, no entanto, que dirige as faculdades de um homem, que governa a sua humanidade. ('Abdu'l-Bahá, Paris Talks, p. 85)

Deste ponto de vista espiritual, também podemos apreciar o propósito de Deus - e a dádiva que Ele nos deu - ao criar o casamento como uma instituição sagrada. Os ensinamentos Bahá'ís exaltam o casamento como uma "fortaleza para o bem-estar", que inclui o bem-estar sexual e social. Esta estrutura social básica apresenta uma oportunidade segura e claramente definida para que os cônjuges se voltem um para o outro com os impulsos sexuais que Deus lhes deu. Isso permite que os casais experimentem uma expressão única, íntima e profunda do seu amor:

... o casamento deve ser uma união do corpo e do espírito, pois aqui marido e mulher estão extasiados com o mesmo vinho, estão ambos enamorados pela mesma Face incomparável, vivem e movem-se pelo mesmo espírito, ambos são iluminados pela mesma glória. Esta ligação entre eles é espiritual, e portanto, é um laço que permanecerá para sempre. Da mesma forma, eles gozam de laços fortes e duradouros no mundo físico, pois, se o casamento se baseia tanto no espírito como no corpo, então essa união é verdadeira, e portanto, irá durar. Se, no entanto, a ligação for física e nada mais, é certo que será apenas temporária e deve terminar inexoravelmente na separação. (Selections from the Writings of Abdu’l-Baha, #84)

Esta citação Bahá'í reconhece o problema de negligência da natureza espiritual da relação conjugal. Também aparenta validar e oferecer ao casal a possibilidade de experimentar as alegrias espirituais e físicas da sua união sexual.

Considere esta opinião semelhante do escritor Tim Alan Gardner no livro Sacred Sex, A Spiritual Celebration ofOneness in Marriage (Sexo Sagrado, Uma Celebração Espiritual da Unicidade no Casamento):

... Deus poderia ter organizado toda a reprodução de qualquer forma que quisesse: um botão escondido, um aperto de mão super-secreto ou algum intercâmbio facial único que provocasse a concepção. Realmente, Ele poderia ter feito isso. Mas, em vez disso, Ele concebeu o sexo. Deve ter tido um bom motivo, mas qual seria? A resposta, resumidamente, é que Deus queria que o sexo fosse muito mais do que apenas uma coisa muito divertida para marido e mulher fazerem juntos. E Ele queria que fosse mais do que uma maneira extremamente agradável de povoar o planeta. Ele tinha em mente um objectivo muito mais elevado. Deus criou o sexo conjugal como um encontro com o divino. A intimidade sexual, com todas as suas emoções esmagadoras e batimentos cardíacos, nunca teve como objectivo ser apenas experimentada nos reinos emocional e físico. Em vez disso, é uma experiência espiritual, mesmo mística, em que dois corpos se tornam um único. Deus está presente de forma muito real sempre que isso acontece. O sexo é realmente sagrado. É um espaço sagrado partilhado na intimidade do casamento. (pags. 4-5)

Quando um casal dá prioridade ao seu relacionamento espiritual e ao amor mútuo, pode experimentar as alegrias espirituais e físicas dessa união:

... a união deve ser uma verdadeira relação, um encontro espiritual e também físico, de modo que durante toda as fases da vida e em todos os mundos de Deus, a sua união persista; pois essa unicidade real é um brilho do amor de Deus. (Selections from the Writings ofAbdu’l-Baha, #84)

... marido e mulher devem estar unidos tanto física como espiritualmente, para que possam melhorar a vida espiritual um do outro e possam desfrutar da unidade eterna em todos os mundos de Deus. (Idem, #86)

Mais especificamente, quais são algumas das qualidades espirituais, ou virtudes, que um casal pode conscientemente tentar aplicar à sua vida sexual conjunta? Benevolência. Fidedignidade. Honestidade e delicadeza. Generosidade. Criatividade. Respeito. Entusiasmo. Cada uma destas fortalece-se com a prática. Estas são apenas algumas qualidades espirituais que sustentam uma relação sexual vital e feliz. Uma abordagem espiritual para criar um maior grau de unidade e satisfação sexual é perguntar: "Que qualidades (ou virtudes) podemos aplicar a nossa vida íntima?"

Idealmente, os aspectos físicos e espirituais da união conjugal podem ser bem integrados. Dito isto, é comum que os casais enfrentem "incompatibilidades" e dificuldades sexuais. Infelizmente, alguns testes tornam-se impossíveis de superar. No entanto, mesmo as questões mais difíceis podem ser abordadas quando o casal procura entender os problemas sexuais através de uma perspectiva espiritual e ambos estão dispostos a utilizar o casamento como veículo de crescimento pessoal.

Em verdade, o teu Senhor transforma as dificuldades em facilidades, problemas em sossego, e as aflições na maior serenidade. ('Abdu’l-Baha, Tablets of Abdu’l-Baha, Volume 2, p. 311)

Os ensinamentos Bahá’ís encorajam uma abordagem equilibrada ao sexo; aconselham-nos para não sermos ignorantes, desdenhosos ou puritanos, nem a enfatizar demasiadamente a importância do sexo na vida humana. Ao aproveitar a nossa capacidade inata de resolução de problemas e procurar uma perspectiva espiritual que permita o nosso maior e mais holístico bem-estar, estamos a caminho de nos tornamos sexualmente mais maduros e espiritualmente mais integrados, tanto individual como colectivamente.

----------------------------------

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Kelly Monjazeb é assistente social e tem formação na área da educação sexual. Tem-se dedicado a aconselhamento de problemas relacionados com igualdade de género e sexualidade humana. O seu website é website: SpiritFirstSeminars.com

Susanne Alexander é conselheira matrimonial e tem organizado vários cursos sobre casamento. (www.marriagetransformation.com; www.bahaimarriage.net).  

1 comentário:

Unknown disse...

Muito sensato e equilibrado este artigo sobre amor, sexo e espiritualidade no casamento. Parabéns!!