Esse documentário da BBC é ajudou a perpetuar a memória do que aconteceu, a não deixar que coisas horríveis possam cair no esquecimento, a mostrar ao que pode chegar a irracionalidade humana. Como aquele trabalho, existiram outros programas de TV e livros que também deram o seu contributo.
No passado fim de semana, na "Pública" encontrei um artigo sobre Auschwitz. Texto e imagens descreviam o terror e apresentavam testemunhos dessa enorme tragédia. Mostrei a revista ao meu sobrinho (tem 16 anos) e disse-lhe que gostava que ele lesse aquele artigo. No dia seguinte falámos; ele já tinha ouvido falar dos campos de concentração, mas desconhecia a dimensão da tragédia. Quis saber mais coisas: como foi que os nazis chegaram ao poder? Porque é que os deixaram fazer aquilo? Porque é que ninguém fez nada para impedir os massacres?
Claro que a conversa se prolongou. Pelo meio das minhas explicações, aquele adolescente foi percebendo um pouco da dimensão daquela tragédia. Ele já sabia que a vida não é fácil. Mas ainda não tinha consciência que a maldade do ser humano pudesse ir tão longe. De certa forma, pareceu-me que ele estava a sentir o mesmo que eu senti, há trinta anos, quando pela primeira vez tive um vislumbre do que foi o holocausto.
E pensando agora no sucedido, percebi que eu próprio lhe estava a passar conhecimento, e a dar o meu pequeno contributo para que o holocausto nunca seja esquecido
Sobre este assunto, recomento a leitura de Alemanha depois de Auschwitz do Lutz, e 60 anos da Libertação de Auschwitz I, II e III, do Nuno Guerreiro.
1 comentário:
Auschwitz faz parte do conglomerado d campos da morte do nazismo. Foram sacrificados em torno de seis milhoes de judeus de 1939/1945,sendo mais de um milhão em Auschwitz e é mto importante q todos de boa mente relembrem este fato através de literatura como O PIANISTA (livro e filme),Codinome: Paul Alain - historia d sobreviventes dos campos, sendo q o segundo tratarse do Dr Samuel Rozenberg medico cardiologista ainda na ativa no Rio de Janeiro.
Precisamos saber disto e contar isto p nossos filhos e netos pois há um movimento contrario com interesse de obscurecer os fatos, alegando,inclusive,tratarse de invencionice dos israelitas,etc...
Pela Bíblia sabemos o destino do povo judeu está nas mãos do D'us d Abraão, de Isaque, e de Jacó, que não abandonou o seu povo eleito e que será o povo que reinará e evangelizará o mundo no milênio,sendo Jesus Cristo, O D'US ENCARNADO, O REI DE ISRAEL, q muito breve voltará p redimir o Seu povo.
Israel consta na Bíblia + d 2500 vezes- do Gênesis ao Apocalipse e tudo q ocorre na terra gira em torno de e para Israel.
Alguém ja disse que Israel é a separação entre as trevas e a luz.
E que é impossível ser cristão sem ser espiritualmente judeu.
Todos nós devemos ler a PALAVRA PROFÉTICA-a Bíblia - e confirmar os fatos na midia e ao nosso redor, porque tudo é cumprimento da profecia e tudo está sob o controle do D'us de Israel.
Já em 1980 o então pres frances V G d'Estaing disse ao iniciar sua fala numa reunião dos 'ricos':
"O MUNDO ESTÁ TRISTE. E ESTÁ TRISTE POR NÃO SABER AONDE VAI. E TAMBÉM PORQUE ADIVINHA Q SE O SOUBESSE APENAS CONSTATARIA QUE MARCHA PARA A CATÁSTROFE.--jjss em O DESAFIO MUNDIAL ed n fronteira pg 465
O momento exige mta reflexão e sensatez.
Shalom !!!
Enviar um comentário