Como já escrevi em posts anteriores, durante o Festival de Ridvan os Bahá’ís celebram a declaração de Bahá'u'lláh feita em 1863, quando Ele anunciou a Sua missão profética. Sobre o momento exacto da Declaração feita pelo fundador da religião Bahá'í, Shoghi Effendi escreveu:
"Sobre as circunstâncias exactas que rodearam esta declaração histórica, estamos, infelizmente, pouco informados. As palavras pronunciadas por Bahá'u'lláh nessa ocasião, a forma como apresentou a Sua declaração, a reacção que esta produziu, o impacto causado em Mirza Yahyá[1], a identidade daqueles que tiveram o privilégio de ouvir Bahá'u'lláh, tudo está envolto numa obscuridade que os historiadores futuros terão dificuldade em discernir"[2]Dos escassos relatos que existem, destacam-se dois testemunhos de familiares de Bahá'u'lláh. 'Abdu'l-Bahá afirmou que na tarde da Sua chegada ao jardim de Ridvan, Bahá'u'lláh revelou ser "Aquele que Deus tornará Manifesto" (o Profeta prometido pelo Báb).
A filha de Bahá'u'lláh, Bahiyyih Khanum, porém, terá dito que Bahá'u'lláh nesse dia anunciou a Sua missão em privado a 'Abdu'l-Bahá e outras quatro pessoas. De acordo com o seu relato, “Ele ordenou-lhes que mantivessem segredo pois ainda não tinha chegado o momento de uma declaração pública; mas havia motivos que O levavam a pensar que era necessário fazer aquela revelação apenas para alguns”[3]. Devido ao carácter reservado do anúncio, a que a maioria dos Babis (incluindo os que estavam exilados com Bahá'u'lláh) apenas tomaram conhecimento da Sua declaração alguns anos mais tarde, durante o exílio em Adrianópolis.
Independentemente das circunstâncias em que este anúncio ocorreu, nas escrituras de Bahá'u'lláh reveladas durante o exílio em Bagdade é possível identificar excertos que sugerem de forma implícita que Ele era o Manifestante prometido pelo Báb.
-----------------------------------------------
NOTAS
[1] - Um meio-irmão de Bahá'u'lláh que era considerado líder dos Babis.
[2] - Presença de Deus, Cap. 9
[3] - The Master in Akka, p. 39
Sem comentários:
Enviar um comentário