sábado, 7 de junho de 2014

Legalizar drogas? E cuidar da alma?

Um texto de Judy Cobb.


Há uma questão que me colocam frequentemente: o que pensam os Bahá'ís sobre o consumo de drogas?

Eu sei que muitas pessoas tiveram um encontro com drogas - quer tenha sido pessoal (através de um amigo) ou profissional - que influenciará para sempre a sua opinião de que as substâncias que alteram a mente nunca devem ser legalizadas. Por outro lado, muitos outros acham que faz sentido fazê-lo. As opiniões endurecem dos dois lados da questão.

A lógica do "contra" insiste que a legalização vai alargar a "porta de entrada" o consumo, expondo assim o consumidor a drogas mais perigosas. Os opositores da legalização argumentam que o consumo de substâncias que alteram a mente aumentará crime, diminuirá a segurança pública, terá impactos negativos na saúde e afectará o desempenho no trabalho. O resultado, afirmam, terá custos na produtividade e nas finanças.

A lógica do "pró" argumenta que a legalização das drogas poderia ser benéfica para a economia. Um estudo liberal estima que a legalização das drogas poderia economizar cerca de 41.300 milhões dólares anualmente nos custos de aplicação da lei, e gerar 46,7 mil milhões de dólares em receitas fiscais. O estudo afirma que os governos federal, estaduais e municipais poderiam todos beneficiar financeiramente, equilibrando orçamentos e eliminando os enormes deficits fiscais.

Muitos dos argumentos "pró" e "contra" giram em torno da questão do dinheiro, o que significa que a decisão final sobre a legalização pode basear-se naquilo que as leis sobre droga podem poupar ou gerar em termos de rendimento.

Os argumentos materialistas dominam na imprensa, e as considerações espirituais são deixadas para as nossas casas de culto. Para muitas pessoas, os demasiado visíveis "destroços humanos" parecem ter tido falta de poder da prevenção. Sem uma educação espiritual específica e clara, porém, algumas pessoas vêem as consequências do consumo através dos olhos de hoje, sem considerar um futuro eterno.

A Fé Bahá'í apresenta uma visão clara e consistente sobre o assunto. Para os Bahá’ís, a questão não é apenas legal; em vez disso, centra-se na vida do espírito humano. Os Bahá’ís simplesmente evitam produtos químicos que alteram a mente, incluindo o álcool e outras drogas. Bahá'u'lláh afirma:
Acautelai-vos para não usar qualquer substância que induza letargia e entorpecimento no templo humano e inflija danos sobre o corpo. Nós, em verdade, desejamos para vós apenas o que vos é proveitoso... (Bahá’u’lláh, The Most Holy Book, p. 75).
'Abdu'l-Bahá, escrevendo sobre o consumo de haxixe e os opiáceos, acrescenta:
Quanto ao haxixe... Deus gracioso! Este é o pior de todos os intoxicantes, e a sua proibição está explicitamente revelada. O seu consumo causa a desintegração do pensamento e o entorpecimento completo da alma. Como poderia alguém procurar o fruto da árvore infernal, partilhando-o, e sendo levado a exemplificar as qualidades de um monstro? Como se poderia usar esta droga proibida, e assim, privar-se das bênçãos do Todo-Misericordioso? O álcool consome a mente e faz que o homem a cometer actos absurdos, mas este ópio, este fruto abominável da árvore infernal, e este haxixe cruel extinguir a mente, congela o espírito, petrificar a alma, consome o corpo e deixa o homem frustrado e perdido. (The Most Holy Book, Notes, p. 239).
Os Bahá’ís acreditam que o consumo de drogas e álcool pode ter sérias implicações para a saúde - mas que o impacto espiritual é potencialmente muito maior. 'Abdu'l-Bahá adverte-nos:
Quanto ao ópio, é abominável e amaldiçoado. Deus nos proteja da punição que Ele inflige sobre o consumidor. De acordo com o texto explícito do Livro Mais Sagrado, é proibido, e o seu consumo é totalmente condenado. A razão mostra que fumar ópio é uma espécie de insanidade, e a experiência prova que o consumidor está completamente isolado do reino humano. Que Deus nos proteja a todos contra a perpetração de um acto tão hediondo como esse, um acto que arruína os próprios alicerces da condição humana, e que torna o consumidor destituído para todo o sempre. Pois o ópio prende-se à alma de tal modo que a consciência do consumidor morre, a sua mente fica apagada, e as suas percepções são corroídas. Transforma os vivos em mortos. Extingue o calor natural. Não se pode conceber maior dano do que o infligido pelo ópio. Felizes aqueles que nunca mencionaram o seu nome; considerai, pois, como é infeliz o seu consumidor. (The Most Holy Book, Notes, p. 238)
'Abdu'l-Bahá também nos lembra que o consumo dos opiáceos não é a única cilada, quando afirma "o consumidor, o comprador e o vendedor estão privados da dádiva e da graça de Deus."

O debate quente sobre a legalização continua por agora e no futuro imediato. No entanto, a sabedoria ordena que ouçamos uma nova voz, a voz de Bahá'u'lláh, na nossa tomada de decisão pessoal. As Suas instruções levantam uma questão muito importante: Quando consideramos o consumo de um produto químico que altera a mente e que tem a capacidade de "petrificar a alma", pode o dinheiro ser a única questão?

Quanto vale a sua alma? Pode haver sempre dinheiro suficiente para comprá-la? Se você seguir a orientação das Escrituras Bahá’ís sobre o consumo de substâncias que alteram a mente, poderá nunca ter de colocar que perguntar a si mesmo estas perguntas difíceis.

-----------------------------------------------
Texto original: Legalizing Marijuana – How About the Soul? (bahaiteachings.org)

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Judy Cobb foi professora e assistente social; hoje encontra-se reformada, escrevendo poesia e livros para crianças. Vive em Corona, na California.


1 comentário:

Asas da criação disse...

Excelente e oportuno artigo! Parabéns!