sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Suheil Bushrui: uma vida a construir pontes entre Ocidente e Oriente

Suheil Bushrui, professor, investigador e académico Bahá’í, incansável defensor da causa da paz, faleceu no dia 2 de Setembro em Yellow Springs, Ohio (EUA). Tinha 85 anos de idade.

O Professor Bushrui provinha de uma família cuja história remonta aos primeiros tempos da Fé Bahá'í. O seu profundo conhecimento dos ensinamentos de Bahá’u’lláh revelaram-se nas suas notáveis contribuições para o diálogo inter-religioso e inter-cultural, nos seus esforços para construir pontes entre o Ocidente e o Oriente, e na sua dedicação à realização do princípio fundamental da Fé Bahá’í: a unidade da humanidade.

As suas contribuições nos campos da literatura e da educação nos mundos de língua árabe e inglesa mereceram destaque. Foi autor de vários livros e artigos académicos em assuntos como literatura, religião e ordem mundial. Foi um dos mais destacados académicos na literatura árabe e inglesa e o primeiro não-Ocidental a ser nomeado para a Cátedra da Associação Internacional para o Estudo da Literatura Irlandesa.

Na sua vida como educador, o Prof. Bushrui leccionou em universidades de África, Europa, Médio Oriente e da América, e foi o primeiro árabe a ser nomeado para a Cátedra de Inglês na Universidade Americana de Beirute, um cargo que ocupou entre 1968 e 1986.

Em 1992, o Prof. Bushrui tornou-se o primeiro a ocupar a Cátedra Bahá’í para a Paz Mundial na Universidade de Maryland (EUA), um cargo que ocupou até se reformar em 2005. Aqui desenvolveu alternativas à resolução violenta de conflitos, promoção da educação global, e estudo de soluções espirituais para problemas sociais complexos.

Mais recentemente, até ao início deste ano, o Prof. Bushrui foi director da Cátedra Kahlil Gibran para os Valores e a Paz, na Universidade de Maryland (EUA) e membro do Centro para o Desenvolvimento Internacional e Gestão de Conflitos.

Ao longo da sua prolífica carreira, o Prof Bushrui recebeu diversos louvores e prémios. Além do seu trabalho académico, também trabalhou com gerações mais jovens para promover uma cultura de paz e era reconhecido em muitos países onde leccionou como agente de transformação na vida dos seus alunos.

A Casa Universal de Justiça homenageou a sua memória, destacando além das suas realizações académicas, as suas qualidades de carácter que suscitaram a amizade muitas pessoas em diversos países:
“Ficámos profundamente entristecidos ao saber do falecimento do muito amado e altamente estimado Suheil Bushrui, cujas muitas décadas de incansável serviço à Causa de Deus e à humanidade suscitam profundo apreço. As suas contribuições académicas amplamente reconhecidas para a literatura árabe e inglesa, foram animadas por uma vida - inspirada pelo ideal Bahá'í da unidade da humanidade e da verdade religiosa - que ansiava apresentar mutuamente as ricas heranças literárias, culturais e espirituais do Oriente e do Ocidente e revelar a universalidade do espírito humano que lhes está subjacente. Acima de tudo, o que distinguia o seu extraordinário registo académico e outras realizações, era a radiância do seu carácter genuíno iluminado pelos atributos da alma que nos fazem recordar a descrição de 'Abdu’l-Bahá sobre os sábios como aqueles «versados nos segredos da sabedoria divina e conhecedores das realidades interiores dos Livros Sagrados; que usam no seu coração a jóia do temor a Deus e cujas faces luminosas brilham com as luzes da salvação»”
Em 2010, o Prof. Bushrui esteve em Portugal, tendo participado numa Escola de Verão. Os vídeos que se seguem são de um programa de TV gravado nessa Escola e emitido na RTP.





------------------------------------
FONTE: Extraordinary life bridged East and West (BWNS)

Sem comentários: