sábado, 20 de novembro de 2021

O Conceito Bahá’í de Aliança

Por John Hatcher.


Desde tempos imemoriais, Deus estabeleceu uma aliança com a Sua criação. As escrituras de Bahá’u’lláh descrevem esse pacto essencial, que basicamente garante que o Criador nunca deixará de guiar a humanidade através do aparecimento periódico dos Seus Manifestantes divinamente predestinados:

Reúne-os, então, em torno desta Lei Divina, a aliança que estabeleceste com todos os Teus Profetas e Teus Mensageiros, e Cujos mandamentos escreveste nas Tuas Epístolas e nas Tuas Escrituras. Eleva-os, além disso, a tais alturas que os capacitem a perceber Teu Chamamento. (Bahá’u’lláh, Prayers and Meditations, p. 106)

Nas Suas Escrituras, Bahá’u’lláh explicou a diferença entre duas categorias de alianças divinas relevantes para a educação da humanidade.

Ele começou por identificar a aliança eterna entre Deus e a humanidade, representada de forma mais visível na história religiosa registada pela aliança de Deus com Abraão. Segundo a história, Deus enviará sempre Mensageiros Divinos para a humanidade, para nos dar orientação e assistência adequadas, para nos dar o apoio espiritual que só Eles transmitem, para nos dar o conhecimento que só Eles revelam e para nos dar a conhecer as vidas exemplares que Eles vivem.

A Grande Aliança entre Deus e a Humanidade


Esta aliança eterna é por vezes referida nos textos Bahá’ís como o “Grande Plano de Deus” ou a “Mais Grandiosa Aliança”. Estas frases descritivas designam todo o processo sistemático em que Deus envia sucessivos profetas, mensageiros e manifestantes para educar progressivamente a humanidade, com o objectivo permanente de construir uma sociedade global que funcione de acordo com princípios espirituais. Ou, usando palavras do próprio Cristo, o propósito do “Grande Plano de Deus” é a construção gradual do Reino de Deus na terra.

A humanidade desempenha um papel importante neste acordo ou aliança - devemos procurar os Manifestantes sempre que Eles aparecem. Quando os descobrirmos e acreditarmos nos Seus ensinamentos, somos obrigados a seguir todos as orientações que Eles revelem, até que apareça outro Manifestante para continuar este programa contínuo de evolução humana.

O Papel da Humanidade em cada Nova Aliança


O segundo tipo de aliança é um acordo entre cada Manifestante individual e os Seus seguidores. O novo mensageiro ou Manifestante assegura-nos que os Seus ensinamentos iluminar-nos-ão e guiar-nos-ão até ao aparecimento do Manifestante seguinte. O papel central da humanidade neste pacto é apoiar esses novos ensinamentos para o nosso crescimento, comportamento e aperfeiçoamento pessoal; e também devemos ser fiéis a quaisquer instruções que o Manifestante forneça para a promulgação e segurança da nova religião. Em particular, este pacto exige que sigamos todos os sucessores ou instituições que o Manifestante estipulou ou nomeou para Lhe suceder após o Seu falecimento.

A Ligação entre o Físico e o Metafísico


Assim, estes dois tipos de alianças estabelecem a base sistemática de ligação ou comunicação indirecta entre o reino metafísico e o reino físico. Também descrevem os meios pelos quais a humanidade pode estabelecer a fase inicial de uma relação de amor profundo e duradouro com um Ser que pessoalmente não vimos, nem ouvimos, em nenhum sentido físico directo. Assim, passamos a comunicar-nos com Deus e, de facto, “entramos na Sua presença” devido à nossa aliança com Deus através dos Seus Manifestantes.

Ao aparecer periodicamente na história humana, os Manifestantes fazem evoluir gradualmente a nossa compreensão sobre o Criador e facilitam o progresso da nossa relação de amor com Ele. Na verdade, as Escrituras Bahá'ís afirmam que sem esses intermediários, a distância entre nós e o Criador não poderia ser superada, e o nosso próprio progresso individual e colectivo seria impossível, tal como escreveu 'Abdu'l-Bahá:

Quanto aos Santos Manifestantes de Deus, Eles são os pontos focais onde os sinais, as provas e as perfeições dessa Realidade sagrada, pré-existente, aparecem com todo esplendor. Eles são a graça eterna, a glória celestial, e d’Eles depende a vida imortal da humanidade. (Selections from the Writings os ‘Abdu’l-Bahá, #21)

Desta forma, os Manifestantes de Deus não trazem apenas uma nova mensagem espiritual para a humanidade - Eles agem como os raios do sol espiritual, dando vida, calor e sustento a toda a existência.

-----------------------------
Texto original: The Baha'i Concept of the Covenant (www.bahaiteachings.org)


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

John S. Hatcher é formado em Literatura Inglesa pela Universidade de Vanderbilt e Doutorado em Literatura Inglesa pela Universidade da Georgia (EUA). É professor Emérito na Universidade de South Florida (Tampa, EUA). É também conhecido como poeta, palestrante e autor de numerosos livros sobre literatura, filosofia e teologia e escrituras Baha’is. Entre as suas obras contam-se Close Connections; From the Auroral Darkness: The Life and Poetry of Robert E. Hayden; A Sense of History: The Poetry of John Hatcher; The Ocean of His Words: A Reader's Guide to the Art of Baha'u'llah; and The Purpose of Physical Reality; The Kingdom of Names.

Sem comentários: