terça-feira, 4 de janeiro de 2005

Adrianópolis: a foto mais conhecida

Nas últimas semanas fiz referência ao terceiro exílio Bahá'u'lláh (em Adrianópolis) e a uma das epístolas que Ele ali revelou (a Epístola aos Reis). A presença do fundador da religião bahá'í numa cidade europeia do Império Otomano não passou despercebida às representações consulares europeias e aos missionários cristãos que residiam naquela cidade.

Um dos aspectos que caracterizam esse terceiro exílio é a existência de várias fotos que testemunham a presença daquela pequena comunidade persa em Adrianópolis. A figura seguinte é, provavelmente a mais conhecida dessas fotos.


Em pé, da esquerda para a direita:
Aqa Muhammad-Quliy-i-Isfani, Mirza Nasru'llah-i-Tafrishi, Nabil-i-Azam (o autor das crónicas de Nabil), Mirza Aqa Jan (secretário pessoal de Bahá'u'lláh), Mishkin-Qalam (conhecido calígrafo e autor do desenho do "Maior Nome"), Mirza Aliy-i-Sayyah, Aqa Husayn-i-Ashchi e Aqa Abdu'l-Ghaffar-i-Isfahani.

Sentados, da esquerda para a direita:
Mirza Muhammad-Javad-i-Qazvini, Mirza Mihdi (irmão mais novo de 'Abdu'l-Bahá), Abdu'l-Bahá, Mirza Muhammad-Quli (provavelmente com um dos seus filhos) e Siyyid Mihdiy-i-Dahiji.

Sentados mais em baixo, da esquerda para a direita:
Majdi'd-Din (filho de Mirza Musa, Aqay-i-Kalim), Mirza Muhammad-Ali (meio-irmão de 'Abdu'l-Bahá).

Sem comentários: