quarta-feira, 9 de junho de 2004

Bocas

Quando se é diferente, está-se sujeito a ouvir “bocas”. Ter alguma característica que pareça fugir a uma normalidade implicitamente convencionada, torna a pessoa alvo de “bocas”. De alguma forma todos nós tivemos na escola algum colega muito alto (a que chamávamos "girafa") ou um colega gordo (a que chamávamos "baleia").

Quando se é Bahá'í também se está sujeito a ouvir "bocas". A primeira é, inevitavelmente, porque os Bahá’ís não tomam bebidas alcoólicas. A segunda porque jejuamos durante 19 dias antes do ano novo. Essas devem ser as duas principais características que sobressaem à primeira vista no nosso comportamento.

Mas uma "boca" vinda de um amigo é apenas um comentário jocoso; não tem de ser necessariamente uma provocação ou um comentário agressivo ou de discriminação. Há que ter um pouco de bom senso e perceber o tom da brincadeira.

Quando vivia em casa dos meus pais, e algum amigo bahá'í me visitava, o meu pai gostava de perguntar "Aceita um licorzinho?". A resposta era um educado "Não obrigado, eu não bebo". Ao que meu pai retorquia: "Eu sei que não bebe. Só queria ver se resistia à tentação". E sorria.

Ainda em casa dos meus pais, no período do jejum (19 dias sem comer, nem beber, do nascer ao pôr do sol) recebi a alcunha de "predador nocturno". O meu pai apenas me via comer à noite e dizia para todos que quando eu jejuava não sabia o que ia encontrar na manhã seguinte no frigorífico.

Mais recentemente, e já na nossa própria casa, recebemos uns amigos que nos visitaram pela primeira vez. Ao verem a fotografia de 'Abdu'l-Bahá um deles não resistiu a mandar a sua boca: "Aha! Este gajo tem aqui a foto do Bin Laden!...". A boca não me caiu bem. Tratei logo de explicar que uma pessoa não tem nada a ver com a outra , e contei quem tinha sido 'Abdu'l-Bahá. Antes de saírem os nossos amigos olharam novamente a foto e comentaram: "Por acaso, até não é nada parecido..."

Nos tempos que correm este é o tipo de comentário que incomoda. Receio que este tipo de confusões e a semelhança de sonoridade de algumas palavras árabes (baas com bahá'í, por exemplo) possam vir a trazer alguns incómodos aos membros da nossa comunidade.

Sem comentários: