Nunca gostei de Concursos de Misses. Mas o Expresso chamou hoje a atenção para um que é verdadeiramente especial. Vai decorrer em Angola e intitula-se Miss Minas Terrestres 2008. As candidatas são mulheres que ficaram mutiladas sequência de explosões de minas antipessoal no país. Aqui ficam as fotos de algumas concorrentes.
A ideia do concurso foi do artista norueguês Morten Traavik, e conta com o apoio do Governo angolano e da União Europeia, financiadores do projecto.
Além de ser uma forma inovadora de chamar a nossa atenção para um problema terrível que se vivem em Angola (e muitos outros países), o projecto tem por objectivo a capacitação e a abertura de novas oportunidades para os sobreviventes destes engenhos. Simultaneamente, desafia os conceitos tradicionais de beleza e perfeição física.
O site do projecto está disponível aqui.
3 comentários:
a beleza é realmente muito relativa.
fico sem palavras com esta iniciativa, que espero que seja amplamente divulgada.
a vida, de facto, é o que fazemos dela
vai espreitar o meu canto
Especial, sem dúvida. Fez-me lembrar o anúncio da Dove(acho que era da Dove...), em que apareciam mulheres que não encaixavam no conceito estereotipado de beleza, alertando para outros olhares. Aqui o alerta é mais profundo.
Muito boa, esta campanha.
Paula
Obrigado pela visita :-)
Em tempos escrevi aqui sobre o anúncio da Dove.
É muito espantoso como criamos estereótipos na nossa cabeça e não damos por isso.
Enviar um comentário