sábado, 30 de maio de 2020

Pentecostes e o Espírito da Verdade

Por Maya Bohnhoff.


“A maioria dos Cristãos acredita que a profecia da vinda do Espírito da Verdade cumpriu-se quando o Espírito Santo desceu sobre os discípulos fazendo com até pessoas de terras diferentes compreendessem as suas palavras. Porque é que os Bahá'ís não acreditam que este evento cumpriu essa profecia?”

Esta questão surgiu durante um dos encontros Cult Nights realizador pelo pastor Dan, na nossa cidade. E porque eu tinha reflectido sobre este tema muito profundamente durante a minha busca espiritual, tentei responder a esta questão e explicar a profecia de Cristo sobre o Espírito da Verdade.

Eu cresci e fui educada a pensar como o pastor Dan - que o evento em que o Espírito Santo permitiu que os discípulos ensinassem pessoas de diferentes nações cumpriu as palavras de Cristo sobre a vinda do Espírito da Verdade. No entanto, quando me sentei e comparei os dois textos das Escrituras, o meu entendimento foi desafiado.

Este é o texto da profecia de Cristo:
Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora; quando vier, porém, o Espírito da Verdade, ele guiar-vos-á a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. Ele glorificar-se-á, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. (João 16:12-15)
Para contextualizar, Cristo (em João 16:7) identifica o Espírito da Verdade como um Consolador ou um Conselheiro – um título também usado em Isaías 9:6:
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
Os teólogos Cristãos explicam que isto é uma profecia sobre a segunda vinda de Cristo e salientam que se refere a uma Pessoa e não a um espírito desencarnado. Cristo - o “Conselheiro” - refere-se ao Espírito da Verdade como “outro Consolador”.

Cristo profetiza que este Espírito da Verdade realizará algumas coisas:

  • Guia os crentes a toda a verdade
  • Fala em nome de Deus
  • Mostra-lhe eventos futuros (profecias)
  • Glorifica Cristo
  • Mostra os ensinamentos de Cristo aos crentes, explicando aquelas coisas que Ele disse que ainda não podiam suportar

Será que a descida do Espírito Santo no Pentecostes condiz com estes pontos acima mencionados? Vejamos um excerto do texto:
De repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem. Ora, estavam habitando em Jerusalém judeus, homens piedosos, vindos de todas as nações debaixo do céu. Quando, pois, se fez ouvir aquela voz, afluiu a multidão, que se possuiu de perplexidade, porquanto cada um os ouvia falar na sua própria língua. (Actos 2:2-6)
O profeta Isaías, numa obra de Rafael
Isto não descreve qualquer das coisas que Cristo disse que o Espírito da Verdade faria, nem os discípulos relacionaram isto com essa profecia. Não existe aqui uma palavra profética, nem uma revelação de uma verdade plena.

Além disso, se o Espírito da Verdade é o Conselheiro referido em Isaías, Ele deve manifestar-se no segundo advento de Cristo. Claramente, a manifestação do Espírito Santo no Pentecostes nada teve a ver com governos, reinos, profecias ou uma outra revelação dos ensinamentos de Cristo.

Os escritos do Apóstolo Paulo deixam claro que ele não sentiu que os discípulos tivessem recebido qualquer dose de conhecimento mais vasto:
Porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos. Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado... Porque, agora, vemos como num espelho, obscuramente; então, veremos face a face. (1Coríntios 13:9-12)
Ele diz isto muito depois dos acontecimentos do Pentecostes. Claramente, Paulo não sentiu que lhes tivesse sido mostrada a verdade ou que tivessem visto as coisas que iriam acontecer.

Consideremos agora como os ensinamentos de Bahá’u’lláh, conforme exposto pelo Seu filho ‘Abdu’l-Bahá, abordam os aspectos essenciais da profecia de Cristo:
Surgiu o século em que o Espírito da Verdade pode revelar estas verdades à humanidade, proclamar o próprio Verbo, estabelecer as verdadeiras fundações da Cristandade e libertar as nações e os povos do cativeiro dos cerimoniais e imitações. A causa da discórdia, preconceito e animosidade será retirada e a base do amor e da amizade será estabelecida. Assim, todos vós deveis esforçar-vos de alma e coração para que a inimizade possa desaparecer totalmente e que a contenda e o ódio se desvaneçam completamente do mundo humano. Deveis escutar a advertência do Espírito da Verdade. Deveis seguir os exemplos e as pegadas de Jesus Cristo. Lede os Evangelhos… Vede como era Jesus Cristo, que até na cruz Ele orou pelos Seus opressores. Deveis seguir o Seu exemplo. (Promulgation of Universal Peace, p. 41)
-----------------------------------------------------------
Texto original: Pentecost and the Spirit of Truth (www.bahaiteachings.org)

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Maya Bohnhoff é Baha'i e autora de sucesso do New York Times nas áreas de ficção científica, fantasia e história alternativa. É também compositora/cantora (juntamente com seu marido Jeff). É um dos membros fundadores do Book View Café, onde escreve um blog bi-mensal, e ela tem um blog semanal na www.commongroundgroup.net

1 comentário:

Unknown disse...

Muito esclarecedor esse texto. Parabéns, as profecias se cumpriram e os ensinamentos Bahá'is confirmam todas as profecias não só da Bíblia, como também de todos os Livros Sagrados de outras Grandes Manifestações que Deus envio à Terra.