sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Uma cura espiritual para a fadiga do Zoom

Por Makeena Rivers.



Recentemente comecei a sentir-me cansada do Zoom, como se me arrastasse para o painel dos meus compromissos. Uma reunião devocional – também no Zoom – ajudou-me a conseguir outra perspectiva.

Juntei-me a um encontro devocional online de mulheres que algumas amigas minhas organizavam mensalmente há já algum tempo. Nestes tempos de isolamento social, comecei a sentir que me era cada vez mais difícil participar em qualquer reunião online com motivação e alegria. E apesar desta reunião ser devocional, antes de começar, percebi que começava a sentir uma irritação subtil que também sentia antes de outros compromissos no Zoom.

No entanto, quando a reunião começou, notei imediatamente que a minha atitude mudou. Começámos com uma conversa leve, e a natureza genuína e informal do grupo aliviaram o meu humor. Deixei de pensar na reunião como uma obrigação e fiquei mais à vontade – desliguei a câmara quando me levantei para ir fazer um chá e acabei por esquecer da influência da pandemia nas nossas vidas. A certa altura, começámos a dizer as intenções das nossas orações. Cada mulher do grupo disse o propósito da sua oração, que iam desde um relacionamento amoroso mais intenso ao bem-estar ambiental.



Senti que me envolvia na conversa, entusiasmada por orar com o grupo de mulheres. ‘Abdu’l-Bahá, o filho do profeta fundador da Fé Bahá’í, disse: “A alegria dá-nos asas! Nos momentos de alegria a nossa força é mais vigorosa, o nosso intelecto é mais perspicaz, e a nossa compreensão menos confusa. Sentimo-nos mais capazes de enfrentar com o mundo e encontrar a nossa esfera de utilidade.” Percebi que estávamos a construir alegria através de conversas honestas e significativas, mesmo quando falávamos das tensões e lutas que cada uma de nós enfrentava.

As Escrituras Bahá’ís descrevem a oração como uma plataforma para pedirmos a Deus qualquer coisa que desejamos. Um trecho encoraja-nos: “Fecha os teus olhos para todas as outras coisas, e abre-os para o reino do Todo-Glorioso. Pede qualquer coisa que desejes apenas a Ele; procura qualquer coisa que pretendas apenas n’Ele. Com um olhar, Ele concede cem mil desejos, com um vislumbre Ele cura cem mil doenças incuráveis, com um aceno Ele coloca um bálsamo em todas as feridas, e num relance Ele liberta os corações dos grilhões da dor.”

Ao oscilar entre altos e baixos da quarentena e estando cansada do Zoom, tento manter a oração em primeiro plano na minha mente. É uma das coisas que alivia a minha irritabilidade e me ajuda a sentir focada, presente e feliz.

‘Abdu’l-Bahá também escreveu: “Quando um homem encontra a alegria da vida num local, ele regressa a esse mesmo local à procura de mais alegria. Quando um homem encontra uma mina de ouro, ele regressa a essa mina para escavar à procura de mais ouro. Isto mostra que existe a força interna e o instinto natural que Deus deu ao homem, e o poder da energia vital que nasce nele.”

Sim, por vezes ainda me sinto cansada do Zoom, e também gostava que todos os dias pudéssemos fazer orações juntos e presencialmente. Mas gosto da maneira como continuamos a encontrar formas criativas de nos ligarmos e de nos apoiarmos espiritualmente. Ser acessível, honesta e conversadora na minha oração com pessoas que me são queridas é uma fonte maravilhosa de alegria que me protege de tensões emocionais.

-----------------------------
Texto original: A Spiritual Cure to My Zoom Burnout (www.bahaiteachings.org)


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Makeena Rivers é uma recém-graduada pela Columbia School of Social Work (Nova Iorque) onde se focou em assuntos de raça, reclusão, educação e classe. Anteriormente tinha estudado psicologia e sociologia na Emory University.


Sem comentários: