sábado, 18 de março de 2023

Os nove estilos de expressão de Bahá’u’lláh

Por Christopher Buck.
 

Até agora, nesta série “Descobrindo as Profecias”, focamo-nos nas profecias de várias religiões mundiais e mostramos como Bahá’u’lláh explicou e interpretou algumas dessas profecias.

Os Bahá'ís acreditam que muitas das profecias sobre o regresso dos mensageiros divinos anteriores e o aparecimento de um profeta universal de Deus foram cumpridas com o advento de Bahá’u’lláh, o profeta e fundador da Fé Bahá'í.

Consequentemente, as pessoas interessadas na Fé Bahá’í perguntam frequentemente: por onde posso começar a investigar sobre Bahá’u’lláh e os Seus ensinamentos? O melhor lugar para começar é lendo as Escrituras do próprio Bahá'u'lláh.

As Escrituras de Bahá’u’lláh têm um âmbito muito extenso, compreendendo cerca de 100 volumes no total. Não são vastas apenas na sua amplitude e intensidade, mas também são bastante variadas no estilo e nas “formas” de expressão, como Bahá’u’lláh claramente afirmou na Sua Epístola do Templo, o Súriy-i-Haykal:

Revelámos os Nossos versículos em nove modos diferentes. Cada um deles anuncia a soberania de Deus, o Amparo no Perigo, o Que Subsiste por Si Próprio. Um único deles seria suficiente como prova para todos os que estão nos céus e na terra; no entanto, o povo, na sua maioria, persiste na sua negligência. Se tivesse sido o Nosso desejo, tê-los-íamos revelado noutros incontáveis modos. (Súriy-i-Haykal, ¶51)

O que significa isto? O conhecido autor Bahá’í, Adib Taherzadeh, escreve:

Na Súriy-i-Haykal (Sura do Templo) … Bahá’u’lláh afirma que nesta Dispensação os versículos de Deus foram revelados em nove estilos ou categorias diferentes. Um conhecido erudito Bahá'í, Jinab-i-Fadil-i-Mazindarani, após um estudo cuidadoso das Escrituras [Bahá'ís], enumerou esses estilos da seguinte forma:

1. Epístolas com tom de comando e autoridade.
2. Textos com tom de sujeição, resignação e súplica.
3. Escrituras que abordam a interpretação de antigas Escrituras, crenças religiosas doutrinas do passado.
4. Escrituras em que são decretadas leis e mandamentos para esta era e as leis do passado são abolidas.
5. Escrituras Místicas.
6. Epístolas sobre assuntos de governação e ordem mundial, e dirigidas aos reis.
7. Epístolas que abordam temas de aprendizagem e conhecimento, filosofia divina, mistérios da criação, medicina, alquimia etc.
8. Epístolas que exortam os homens à educação, bom carácter e virtudes divinas.
9. Epístolas que abordam ensinamentos sociais.


Outro estudioso Bahá'í, Dr. Nosratollah Mohammad Hosseini, cita uma Epístola (ver Qámús-i-Kitáb-i-Aqdas [Melbourne, Austrália: Century Press, 2008], p. 38) na qual Bahá’u’lláh responde a um inquiridor, Zaynu'l-Muqarrabín (1818-1903), um dos dezanove "Apóstolos de Bahá’u’lláh", que perguntou especificamente sobre os "nove modos". Em resposta, Bahá’u’lláh aconselha:

“Com relação à tua indagação sobre os nove modos dos versículos perspícuos, Ele diz: ‘Que Jináb-i-Zayn, sobre ele esteja Minha glória, medite sobre isso, para que ele possa atingir o seu objectivo’.” – Bahá’u’lláh (epístola original enviada pelo Dr. Mohammad Hosseini para os Arquivos Internacionais Bahá’ís, em Haifa, Israel). Tradução provisória do persa original por Adib Masumian.

Seguindo o conselho de Bahá'u'lláh, “medite sobre isso, para que ele possa atingir o seu objetivo”, a seguinte teoria alternativa sobre os nove modos de expressão de Bahá'u'lláh é do meu livro, Bahá'í Faith: The Basics (2021), proposta após estudar cuidadosamente os três excertos seguintes da obra-prima histórica de Shoghi Effendi, God Passs By (1944), com parêntesis numerados adicionados e cada um dos “nove modos” destacados em negrito:

A estas duas notáveis contribuições para literatura religiosa mundial, ocupando respectivamente, posições de proeminência insuperável entre os [2] textos doutrinários e [3] éticos do Autor da Dispensação Bahá'í, foi acrescentado, durante o mesmo período, um tratado que pode muito bem ser considerado como a Sua maior [1] composição mística, intitulado “Os Sete Vales”, que Ele escreveu em resposta às perguntas de Shaykh Muhyi'd-Dín, o Qádí de Khániqayn, na qual Ele descreve as sete etapas que a alma do buscador tem de atravessar antes de conseguir atingir o objetivo da sua existência. (Shoghi Effendi, God Passes By, pag. 140)

As Escrituras de Bahá'u'lláh durante este período, à medida que examinamos a vasta área que abrangem, parecem cair em três categorias distintas. A primeira compreende aquelas Escrituras que constituem a continuação da [4] proclamação da Sua Missão em Adrianópolis. A segunda inclui as [5] leis e determinações da Sua Dispensação, que, na sua maior parte, foram registadas no Kitáb-i-Aqdas, o Seu Sacratíssimo Livro. À terceira devem ser atribuídas aquelas Epístolas que enunciam parcialmente e reafirmam parcialmente os [6] princípios e doutrinas fundamentais subjacentes a essa Dispensação. (Shoghi Effendi, God Passes By, pags. 205–206)

Com este livro, revelado cerca de um ano antes da Sua ascensão, pode-se dizer que praticamente terminou a prodigiosa realização como autor de cem volumes, repositórios das pérolas preciosas da Sua Revelação - volumes repletos de incontáveis exortações, princípios revolucionários, leis e determinações que darão forma ao mundo, advertências terríveis e [7] profecias portentosas, com [9] orações e meditações que elevam a alma, comentários e interpretações esclarecedoras, [8] discursos e homílias apaixonados, todos intercalados com interpelações ou referências a reis, a imperadores e a ministros, tanto do Oriente como do Ocidente, aos eclesiásticos de diversas denominações e aos líderes nas esferas intelectual, política, literária, mística, comercial e humanitária da actividade humana. (Shoghi Effendi, God Passes By, pag. 220)

Tudo isto foi abreviado e condensado no meu livro, da seguinte maneira:

O autor, baseando-se em afirmações relevantes de Shoghi Effendi, desenvolveu a seguinte proposta de classificação dos “nove modos” (ou estilos) de expressão de Bahá’u’lláh:

1. “Composições Místicas” (Shoghi Effendi, God Passes By, BRL [= Bahá’í Reference Library] [p. 140]). Dissertações místicas e textos alegóricos de Bahá’u’lláh.

2. “Textos Doutrinários” (Shoghi Effendi, God Passes By, BRL [p. 140]). Explicações de Bahá’u’lláh sobre escrituras do passado (geralmente interpretações simbólicas de profecias apocalípticas), juntamente com a explicação de doutrinas relacionadas de teologia, teofania e revelação.

3. “Textos Éticos” (Shoghi Effendi, God Passes By, BRL [pp. 140, 220]). Exortações de Bahá’u’lláh sobre a adopção de virtudes divinas e um carácter bondoso (“incontáveis exortações”).

4. “Proclamações” (Shoghi Effendi, God Passes By, BRL [pp. 140, 205–206, 220]). Anúncios públicos de Bahá’u’lláh, com epístolas abertas a “reis e eclesiásticos”, a estadistas e outros líderes mundiais, da Sua missão profética (“interpelações ou referências a reis, a imperadores e a ministros, tanto do Oriente como do Ocidente, aos eclesiásticos de diversas denominações e aos líderes nas esferas intelectual, política, literária, mística, comercial e humanitária da actividade humana”).

5. “Leis e Determinações” (Shoghi Effendi, God Passes By, BRL [pp. 205–206, 220]). Leis e determinações de Bahá’u’lláh, conforme expostas no Kitab-i-Aqdas (O Sacratíssimo Livro), e textos suplementares.

6. “Princípios e Doutrinas Fundamentais” (Shoghi Effendi, God Passes By, BRL [pp. 206, 220]). Declarações de Bahá’u’lláh sobre vários ensinamentos sociais, incluindo assuntos de boa governação e ordem mundial (“princípios revolucionários”).

7. “Profecias” (Shoghi Effendi, God Passes By, BRL [p. 220]). (“advertências terríveis e profecias portentosas”)

8. “Discursos” (Shoghi Effendi, God Passes By, BRL [p. 220]). Explicações de Bahá’u’lláh sobre uma ampla variedade de tópicos e temas (“comentários e interpretações esclarecedoras, discursos e homílias apaixonados”)

9. “Orações e Meditações” (Shoghi Effendi, God Passes By, BRL [p. 220]). Orações e meditações contemplativas de Bahá’u’lláh (“orações e meditações que elevam a alma”).

Esta classificação proposta não pretende ser exaustiva ou completa, nem classificar as Escrituras de Bahá'u'lláh de acordo com o estilo literário. Por exemplo, esta tipologia não inclui quaisquer classificações que refiram especificamente a poesia de Bahá’u’lláh, textos em “persa puro”, e assim por diante.

(...)

------------------------------------------------------------
Texto original: Baha’u’llah’s Nine Modes of Discourse – Including Prophecies (www.bahaiteachings.org)


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Christopher Buck (PhD, JD), advogado e investigador independente, é autor de vários livros, incluindo God & Apple Pie (2015), Religious Myths and Visions of America (2009), Alain Locke: Faith and Philosophy (2005), Paradise e Paradigm (1999), Symbol and Secret (1995/2004), Religious Celebrations (co-autor, 2011), e também contribuíu para diversos capítulos de livros como ‘Abdu’l-Bahá’s Journey West: The Course of Human Solidarity (2013), American Writers (2010 e 2004), The Islamic World (2008), The Blackwell Companion to the Qur’an (2006). Ver christopherbuck.com e bahai-library.com/Buck.

Sem comentários: