sexta-feira, 2 de maio de 2025

Lua Getsinger (1871-1916)

Neste dia (2 de Maio), em 1916, Lua Getsinger falecia subitamente aos 43 anos, vítima de insuficiência cardíaca, quando se encontrava no Egipto.

Nascida numa zona rural do Estado Nova Iorque, Lua Getsinger tornou-se uma das primeiras crentes ocidentais quando aceitou Fé Bahá’í em 1897. No ano seguinte integrou o primeiro grupo de peregrinos ocidentais que visitou a Terra Santa e esteve na presença de ‘Abdu’l-Bahá.
Lua tornou-se uma discípula proeminente de 'Abdu'l-Bahá, que a intitulou "Arauta da Aliança" e "Mãe dos Crentes" e “Mãe Instrutora da Comunidade Bahá’í Americana”. Durante a visita do Mestre aos Estados Unidos, Lua esteve presente em muitos dos eventos mais marcantes dessa visita.
O seu envolvimento nas actividades Bahá’ís foi extenso e tornou-se uma figura influente na divulgação da Fé nos Estados Unidos, em França, no Canadá, Índia, Austrália, Nova Zelândia e Argentina. Também exerceu uma influência profunda em alguns dos primeiros crentes, como May Bolles (mãe de Rúhíyyih Khánum), Laura Barney (autora do livro Respostas a Algumas Perguntas), Louis Gregory e John Henry Dunn. Também se destacou na forma como enfrentou os violadores da Aliança.
O seu falecimento repentino chocou muitos amigos próximos. ‘Abdu’l-Bahá apenas tomou conhecimento da morte de Lua passados quatro meses (devido a problemas de comunicações durante a guerra), e revelou uma oração de visitação em que afirma:
Ó Senhor, concede-lhe um palácio próximo da Tua mais Grandiosa Misericórdia; faze-a habitar nos jardins do Teu paraíso, o Altíssimo, ilumina o seu semblante com o esplendor da Tua complacência no Reino da Tua Glória…

Sem comentários: