terça-feira, 9 de setembro de 2025

Irão bloqueia centenas de estudantes Bahá'ís na admissão à universidade


As autoridades iranianas bloquearam o ingresso de centenas de estudantes Bahá'ís nas universidades iranianas, ocultando os seus resultados dos exames de admissão. Para estes alunos Bahá’ís, o sistema informático online mostra a mensagem “Em Análise” em vez de mostrar as notas nos exames de admissão.

Com isto, os alunos ficam impedidos de se matricularem em qualquer curso universitário.

Esta medida atinge centenas de estudantes Bahá'ís que tentavam ingressar no ensino superior durante o presente ano lectivo.

No ano passado, pelo menos 129 estudantes Bahá’ís foram excluídos das universidades, de acordo com relatos de grupos de defesa dos direitos humanos que monitorizam a comunidade Bahá’í no Irão. Nessa ocasião, os alunos Bahá’ís eram informados que o seu processo de candidatura tinha “Documentos Incompletos”, e com isso era-lhes impedido o ingresso no ensino superior.

Um decreto confidencial de 2018 do Conselho Supremo da Revolução Cultural do Irão determinou a proibição de entrada de Bahá’ís nas universidades e a expulsão de qualquer aluno posteriormente identificado como Bahá’í.

A discriminação educativa contra os Bahá’ís estende-se também ao ensino primário e secundário, onde muitas crianças enfrentam pressões administrativas e de segurança que as obrigam a abandonar os estudos.

--------------------------------
FONTE: Iran Blocks Hundreds of Baha'i Students from University Course Selection

Sem comentários: