segunda-feira, 12 de julho de 2004

Nascimento e Morte

Numa frase de Bahá'u'lláh é feita uma comparação entre a nossa evolução neste mundo e a evolução de um bebé no ventre materno:
O mundo do além é tão diferente deste mundo, quanto este mundo é diferente daquele mundo da criança que ainda está no ventre materno (SEB LXXXI)
No ventre materno, o bebé tem de desenvolver as suas qualidades físicas para ficar apto para a fase seguinte da sua existência; de igual modo, o nosso objectivo na vida será desenvolver qualidades espirituais que nos permitam ficar aptos para a fase seguinte da nossa existência.

O bebé no ventre materno não tem possibilidade de escolha sobre o seu desenvolvimento físico; ele não pode escolher se quer desenvolver membros, olhos, e todos os seus órgãos. Nós, porém, nesta fase da nossa existência, temos possibilidade de escolha sobre o nosso desenvolvimento espiritual; podemos escolher se queremos ser honestos, justos, fidedignos... podemos escolher aquele modelo de vida ou outro.

Se o bebé pudesse escolher sobre o seu desenvolvimento físico, talvez se questionasse sobre a necessidade de desenvolver pernas, braços, olhos, e outros órgãos e membros; na verdade, para a forma de existência que ele tem no ventre materno, esse desenvolvimento poderia parecer-lhe desnecessário.

Se o bebé tivesse consciência que aquela existência no ventre teria um fim, para ele isso significaria a morte (era o fim da única forma de existência que ele conhecia); no ventre da mãe ele tem tudo o que necessita. E nós aqui, à espera dele, sabemos que o fim daquela primeira fase de existência é na verdade um nascimento.

E nós, que já estamos nesta segunda fase da nossa existência, nós que temos consciência que um dia isto terá um fim, nós que podemos optar pelo nosso desenvolvimento espiritual, será que o nosso fim físico é, na verdade, um nascimento?

Que características espirituais devemos desenvolver para estarmos aptos para a próxima fase da nossa existência?

Que problemas poderemos ter se não nos desenvolvermos espiritualmente de forma a ficarmos preparados para outro tipo de existência?

Temos alguém "do outro lado" à espera do nosso segundo nascimento?

A resposta a estas questões não é linear quando se acredita que o ser humano é algo mais do que um pedaço de matéria que tomou consciência de si próprio. Por detrás destas questões está outra ainda: "Qual o objectivo da nossa existência?" Alguns esclarecimentos a estas questões foram dados pela maioria dos Profetas fundadores das grandes religiões mundiais e encontram-se registados nas Sagradas Escrituras de praticamente todas as religiões.

Sem comentários: