quarta-feira, 19 de março de 2008

Der Giftpilz

Determinados a doutrinar as suas crianças antes destas atingirem a idade adulta, os Nazis colocaram nos currículos escolares diversos elementos da sua propaganda, avaliaram a adesão dos professores à ideologia partidária e chegaram mesmo a incluir noções de “pureza de sangue” nos programas de ciências.


Um exemplo típico desse esforço de doutrinação é o livro para crianças intitulado “O Cogumelo Venenoso” (Der Giftpilz). Publicado em 1938, o livro foi adoptado em várias escolas, e é de autoria de Julius Streicher. O seu propósito era inculcar nas mentes das crianças as adequadas atitudes nazis. Ao longo do livro sucedem-se as advertências sobre o perigo que os judeus representavam para o mundo. A mãe carinhosa que adverte o filho: "O judeu é a mais venenosa espécie de cogumelo"; o médico judeu que assedia a jovem alemã; o comerciante judeu que engana a cliente...

Parece um pesadelo do passado. Para muitos de nós é quase inconcebível que isto tenha acontecido.

Será que isto pode voltar a acontecer?

Para horror de muitos de nós, isto está a acontecer... no Irão. Um estudo da Freedom House sobre Discriminação e Intolerância nos Livros Escolares Iranianos mostra a forma como o governo da Republica Islâmica do Irão está apostado em doutrinar as crianças com ideias sobre a supremacia islâmica. Nestes textos o esquecem-se os conceitos de igualdade entre todos os seres humanos; o importante mesmo é que cada jovem muçulmano esteja pronto a lançar o medo no coração dos inimigos de Deus.

Em alguns destes textos escolares encontram-se descrições claramente discriminatórias e ofensivas sobre os baha’is: "uma seita falsa ao serviço de potências estrangeiras". E o relatório menciona ainda que no decorrer das aulas os estudantes bahá'ís são impedidos de dar a sua opinião, ou de responder às críticas que lhes são feitas. Além disso, os autores do relatório salientam como é complicada a vida dos estudantes bahá'ís no Irão; se não escondem a sua filiação religiosa, a entrada na universidade fica-lhe vedada.

Andamos preocupados com a crise financeira, com a escalada do preço do petróleo, com as eleições americanas, com a insegurança no nosso pais... e no Médio Oriente há um país cujo governo ambiciona criar uma geração de jovens fanatizados. É a história que se repete?

-------------------------------------------------
SOBRE ESTE ASSUNTO: Iran Indoctrinating Children in Islamic Supremacism (New York Sun)

Sem comentários: