Segundo a agência oficial iraniana IRNA, as autoridades do Irão encerraram o jornal de maior tiragem no país por ter publicado na primeira página um anúncio turístico com uma foto do templo Baha'i da Índia.
O Hamshahri é o jornal de maior tiragem no Irão, e é publicado pelo Município de Teerão, governado por um conservador moderado - Mohammad Bagher Qalibaf - considerado um rival de Ahmadinedjad.
O director do jornal, Ali Reza Mahak, afirmou não ter recebido ordem de encerramento e preparava-se para publicar edição de terça-feira do Hamshahri. Mas o vice-ministro da Cultura, Mohammad Ali Ramin confirmou mais tarde à televisão estatal iraniana que Hamshahri tinha recebido ordem de encerramento.
A publicação do anúncio com esta foto foi considerado o pretexto que faltava para o Governo Iraniano silenciar um dos jornais críticos do presidente Ahmadinedjad.
O encerramento do jornal foi decretado pelo Comité de Supervisão de Imprensa, um organismo governamental gerido pela linha dura do regime. O secretariado para a Imprensa Iraniana do Ministério da Cultura e Orientação Islâmica, justificou o acto dizendo que os bahá'ís eram muito activos a atrair turistas e que o encerramento do jornal se deveu a receios das reacções da opinião pública.
---------------------------------
FONTES:
Persian daily Hamshahri banned for publishing tourist advertisement (IRNA)
Iran bans paper for running photo of Baha'i temple (WashigntonPost)
Iran bans best-selling paper over Bahai temple (AFP)Iran bans newspaper over temple photo (9News)
Iran bans paper for running photo of Baha'i temple (wtop.com)
Iran bans best-selling paper over Bahai temple (France24)
Iran Bans Paper for Running Photo of Baha'i Temple (NYTimes)
Iran: pubblica foto di un tempio Bahai, quotidiano al bando (swissinfo.ch)
Iran: un journal interdit pour avoir publié une photo d'un temple bahaï (La-Croix)
Iran shuts newspaper for Baha'i photo (Reuters)
Iran's best-selling newspaper banned (Press TV)
Sem comentários:
Enviar um comentário