Há algumas semanas atrás, na Malásia, o sultão do estado de Selangor proibiu que as religiões não islâmicas usassem a palavra “Alláh”. E justificou a medida com a “necessidade de evitar confusões entre muçulmanos quando esta palavra é usada por crentes de outras religiões”.
Cristãos, Sikhs, Budistas e Hindus reagiram a esta lei afirmando que o governo estadual viola o direito constitucional de praticar livremente a sua religião. A palavra “Alláh” significa simplesmente “Deus” em árabe e é o termo usado por cristãos e muçulmanos de língua árabe em todo o mundo. A Malásia, contudo, não é um país árabe e o termo foi introduzido com o Islão aproximadamente no século XIII.
Recentemente surgiu a confirmação de que a comunidade Bahá’í na Malásia também está proibida de usar palavra “Alláh”. Na prática esta proibição impede que os Bahá’ís se cumprimentem com a expressão “Allah’u’Abhá” (que significa “Deus é o Mais Glorioso”). O porta-voz dos Bahá’ís da Malásia afirmou que este tema seria objecto de consulta.
--------------------------------------------
Sobre esta notícia:
Baha’is affected by ban on 'Allah' word
Cristãos na Malásia impedidos de usar palavra “Allah”
Sem comentários:
Enviar um comentário