sábado, 24 de outubro de 2020

Descobrir As Palavras Ocultas

Por David Langness.



Bahá’u’lláh, o fundador da Fé Bahá’í, revelou mais de cem livros, repletos de inspiração gloriosa, princípios revolucionários e uma nova visão do mundo.

Os Seus livros contêm prosa mística e poesia, comentários e interpretações esclarecedoras, discursos apaixonados, orações e meditações comoventes, leis e mandamentos para alcançar a unidade e a paz, dirigidas a governantes políticos e religiosos, a cientistas e a figuras proeminentes da intelectualidade, da ciência, da literatura, do comércio, do humanismo e da política em todo o mundo. Em última análise, as Escrituras Bahá’ís apresentam a arquitectura e os estatutos de uma futura civilização global.

Isto nunca aconteceu anteriormente.

Nenhum fundador de uma religião mundial alguma vez um corpo de revelação escrita tão prolífico, prodigioso e poderoso.

Devido a esta volume de escrituras sem precedentes, estudar e compreender as Escrituras Bahá’ís torna-se um enorme desafio. Houve investigadores académicos que dedicaram as suas vidas a tentar compreender um único dos livros de Bahá’u’lláh. Prestigiadas bibliotecas universitárias – entre elas Stanford e UCLA – começaram a adquirir, compilar, catalogar e organizar grandes colecções Bahá’ís dedicadas ao estudo dos ensinamentos de Bahá’u’lláh. E instituições de ensino superior em vários países continuam a elaborar programas de Estudos Bahá’ís, para encorajar futuras gerações a explorar a enorme dádiva de Bahá’u’lláh à humanidade.

E quem está interessado em explorar as extensas Escrituras de Bahá’u’lláh pergunta: por onde começar? Será que Bahá’u’lláh deixou algum livro inspirador de introdução?

Sim.

O livro “As Palavras Ocultas” fala directamente sobre como devemos viver uma vida espiritual. Sendo considerado um tesouro de mistérios divinos, o livro foi revelado por Bahá’u’lláh quando caminhava nas margens do rio Tigre em Bagdade, em 1852. Os historiadores dizem que “o principal objectivo de Bahá’u’lláh n’As Palavras Ocultas é desprender o ser humano deste mundo mortal e proteger a sua alma do seu maior inimigo, o ego” e “As Palavras Ocultas mostram na sua clareza cristalina a autêntica estrutura da fé e da religião”. Outro descreveu As Palavras Ocultas como “… uma poderosa carta para a salvação da alma humana”.

Breve, enganadoramente simples, cheia de sabedoria eterna e intemporal, As Palavras Ocultas têm poucas dezenas de páginas. Feitas de metáforas místicas e inspiradoras, alusões e aforismos, e escritas em persa e árabe, Bahá’u’lláh começa As Palavras Ocultas com uma descrição lírica do seu propósito:
Eis aquilo que desceu do reino da glória, proferido pela língua do poder e da força, e revelado aos Profetas de outrora. Recebemos a sua quinta-essência e revestimo-la com o traje da brevidade, com um sinal de graça aos justos, a fim de que se mantenham fiéis à Aliança de Deus, cumpram nas suas vidas a Sua confiança e, no reino do espírito, obtenham a joia da virtude Divina. (The Hidden Words, p. 3)
Porque é que as palavras são ocultas? O título misterioso refere-se a uma tradição mítica Muçulmana:
Fátima era a filha de Maomé, a mais santa e proeminente mulher da Dispensação Islâmica. Quando era nova, casou com Ali, o sucessor de Maomé, e deu-lhe vários filhos, dois dos quais, Hasan e Husayn, sucederam ao seu pai sendo, respectivamente, o segundo e o terceiro Imams, do ramo xiita do Islão. Fátima era uma crente verdadeira e fiel, e era muito dedicada ao seu Pai. A sua morte deixou-a num estado de grande angústia e dor.

Segundo as tradições do Islão Xiita, o Espírito Santo personificado no Anjo Gabriel, desceu perante ela e dirigiu-lhe algumas palavras. Estas foram ditadas a Ali, o seu marido, e foram reveladas para confortar a sua alma enlutada. (Adib Taherzadeh, The Revelation of Baha’u’llah v 1, p. 70.)
Outra historiadora e comentadora, Marzieh Gail, apresenta a sua perspectiva sobre a origem histórica deste trabalho místico de Bahá’u’lláh:
As Palavras Ocultas são o Livro Oculto de Fátima – as palavras que Gabriel trouxe para mitigar a sua angústia, pois ela tinha visto a morte do seu Pai, e quarenta dias após a ascensão do Profeta, o cisma no Islão começava a surgir perante os seus olhos. Estas palavras desconhecidas dirigidas a Fátima estavam – segundo a crença do Islão Xiita – na posse do Prometido que viria da linhagem dos seus descendentes; e eram chamadas “Ocultas” porque ao longo dos séculos o seu conteúdo permaneceu desconhecido. (Six Lessons on Islam, p. 29)
Estes conselhos de Bahá’u’lláh são um mapa, um roteiro, um conjunto de símbolos e sinais que pretendem conduzir cada pesquisador espiritual na sua viagem em direcção ao Criador.

Nesta série de artigos vamos explorar As Palavras Ocultas em profundidade, uma por uma, tentando compreender os significados interiores do livro e explicar algumas das suas verdades místicas. Nenhum escritor individual pode começar a compreender todos os propósitos e implicações deste livro profundo e descrevê-las adequadamente, mas espero que possamos investigar juntos e encontrar alguns dos inestimáveis tesouros que Bahá’u’lláh nos deu n’As Palavras Ocultas.


Artigo Seguinte: O Primeiro Conselho de Deus

-----------------------------
Texto original: Discovering the Hidden Words (www.bahaiteachings.org)


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

David Langness é jornalista e crítico de literatura na revista Paste. É também editor e autor do site www.bahaiteachings.org. Vive em Sierra Foothills, California, EUA.

Sem comentários: