sábado, 14 de maio de 2022

Como ver o Criador

Por David Langness.
 

Ó FILHO DO HOMEM!
Não negues ao Meu servo se ele te pedir alguma coisa, pois a sua face é a Minha face. Sê, pois, humilde perante Mim. (Bahá’u’lláh, As Palavras Ocultas, do árabe, #30)

Cada uma das Palavras Ocultas, como o título sugere, tem muitos significados místicos. Cada uma das belas, poéticas e singelas frases de Bahá'u'lláh contém múltiplas mensagens para a humanidade.

Nesta breve frase, Bahá'u'lláh fala - pelo menos - de duas perspectivas diferentes: como a voz do Ser Supremo dirigindo-se a toda a humanidade; e como o Profeta de Deus falando ao leitor como um indivíduo.

No primeiro nível de significado espiritual, a frase “Não negues ao Meu servo” refere-se directamente aos Profetas e Manifestantes, os Fundadores das grandes religiões do mundo. Esses Mensageiros, os portadores da revelação de Deus para todos nós, funcionam verdadeiramente como servos de Deus, os Seus educadores e emissários. Eles proclamam a vontade de Deus para a humanidade, fazem a Sua vontade, espalham a Sua luz – e consequentemente, sofrem. Os ensinamentos Bahá'ís dizem que cada um desses Manifestantes - Krishna, Abraão, Moisés, Buda, Cristo, Maomé e agora Bahá'u'lláh - têm a mesma missão essencial e o mesmo espírito essencial:

Os Portadores da Confiança de Deus tornam-se manifestos aos povos da terra como os Expoentes de uma nova Causa e os Reveladores de uma nova Mensagem. Uma vez que estas Aves do Trono celestial são todas enviadas do céu da Vontade de Deus, e todas elas se levantam para proclamar a Sua Fé irresistível, elas são, por conseguinte, consideradas uma única alma e a mesma pessoa. Pois todas bebem do Cálice único do amor de Deus e partilham o fruto da mesma Árvore da Unicidade.

Cada um destes Manifestantes de Deus tem uma condição dupla. Uma é a condição da pura abstração e da unidade essencial. Neste aspecto, se os chamares a todos por um só nome e lhes atribuíres as mesmas qualidades, não te terás desviado da verdade.

A outra condição é a condição da distinção, e pertence ao mundo da criação e às suas limitações. Neste aspecto, cada Manifestante de Deus tem uma individualidade distinta, uma missão claramente prescrita, uma Revelação predestinada e limitações especialmente designadas. Cada um deles é conhecido por um nome diferente, é caracterizado por um atributo especial, cumpre uma missão bem precisa, e é-lhe confiada uma Revelação distinta. (Gleanings From the Writings of Bahá’u’lláh, XXII)

Quando Deus envia uma nova revelação à humanidade, recebemos uma efusão de graça, poder e inspiração. O Profeta que serve como fundador e manancial dessa nova revelação tem múltiplas condições e fala de múltiplos pontos de vista – como o próprio Deus, como um Mensageiro de Deus e como um servo da humanidade:

Assim é que, qualquer que seja a sua palavra - quer se refira ao domínio da Divindade, da Suserania, de Profeta, de Mensageiro, Guardião, Apóstolo ou Servo - tudo é verdade, sem qualquer sombra de dúvida. (Gleanings From the Writings of Bahá’u’lláh, XXII)

Nesta frase das Palavras Ocultas, Deus pede à humanidade que reconheça a voz dos Seus Mensageiros, e não negue nenhum desses Mensageiros. Permanecer fiel a um Profeta – diz-nos Bahá'u'lláh - significa permanecer fiel ao mesmo espírito que anima todos os Mensageiros de Deus.

E de outra forma, esta frase das Palavras Ocultas pede a toda a humanidade que reconheça o rosto de Deus e dos Seus Mensageiros em cada pessoa, que ame e se relacione com a centelha da divindade, nobreza e humanidade em cada pessoa:

Se os eruditos e os homens versados nos conhecimentos do mundo, nesta era, permitissem à humanidade inalar a fragrância da amizade e do amor, todo coração compreensivo apreenderia o significado da verdadeira liberdade e descobriria o segredo da paz imperturbável e da tranquilidade absoluta. (Gleanings From the Writings of Bahá’u’lláh, CXXII)

Na face de cada ser humano – diz-nos Bahá’u’lláh – podemos ver a face do Criador.

-----------------------------
Texto original: How to See the Creator (www.bahaiteachings.org)


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

David Langness é jornalista e crítico de literatura na revista Paste. É também editor e autor do site www.bahaiteachings.org. Vive em Sierra Foothills, California, EUA.

Sem comentários: