sábado, 25 de maio de 2024

Será o Cristianismo a única religião verdadeira?

Por Maya Bohnhoff.


Durante os diálogos com o meu amigo online Epignose, uma Testemunha de Jeová, falámos daquilo a Bíblia dizia sobre “outras” religiões, através dos tempos, até Noé.

Epi afirmava que no tempo de Noé todas as outras religiões eram falsas. Isso levantava-me muitas questões; então perguntei-lhe.

Será que isto significa que quando Abraão apareceu, a fé de Noé tornou-se falsa? Ou que quando Cristo veio, Moisés tornou-se um falso profeta? Acho que concordarás que não é o caso. Então, porque é que Krishna e Buda se tornariam falsos com o advento de Cristo?

Tu acreditas que as pessoas que viviam na Índia também eram descendentes de Noé; porque é que Deus não os guiaria tal como guiou os outros descendentes de Noé?

Tu acreditas que Abraão foi um profeta de Deus. A Bíblia diz-nos (no livro de Génesis) que Deus fez uma aliança com Isaac, filho de Abraão, que resultou no aparecimento de Jesus Cristo. Tu aceitas isso. O livro de Génesis também nos conta que Deus fez uma aliança com o primeiro filho de Abraão, Ismael, para levantar um grande Príncipe entre os Seus descendentes. Porque é que tu não aceitas o descendente de Ismael, Muhammad, como este Príncipe/Profeta?

Epi respondeu com estas palavras: “Quando Jesus veio, até a religião judaica foi rejeitada. Apenas existe o Cristianismo.”

Respondi que Jesus disse que não veio para abolir (rejeitar) a Lei, mas para cumpri-la. Ele não rejeitou Moisés ou os seus ensinamentos espirituais; pelo contrário, reafirmou-os e renovou-os, e simultaneamente alterou algumas formas sociais – o divórcio e a santificação do sábado, por exemplo.

Jesus até citou o testemunho de Moisés (Deuteronómio 18:15) como prova de sua própria missão. Em Mateus 22, Ele confirmou repetidamente os dois maiores mandamentos dados por Moisés: amar a Deus e amar o próximo como a si próprio. Ele profetizou que no devido tempo, outro Conselheiro (paráclito, em grego) surgiria para lembrar ao mundo a Sua palavra, dar testemunho d’Ele e glorificá-Lo... tal como Cristo fez com os ensinamentos de Moisés.

Isto é exactamente o que Bahá’u’lláh fez repetidamente, afirmando numa das Suas epístolas que foi Jesus Cristo quem “purificou o mundo” com os Seus ensinamentos e sacrifício.


Epi retorquiu: Poderias dizer que todas as religiões do mundo, excepto as mencionadas na Bíblia, são falsas.

Não, não poderia – porque isso seria dizer Cristo mentiu. Ele disse que Deus alimentará todos os Seus filhos, não apenas aqueles que vivem na época e no local da Sua revelação. Ele disse aos Seus discípulos como distinguir os falsos profetas dos verdadeiros, algo que Ele não faria se eles nunca tivessem de fazer esse juízo.

O Antigo Testamento descreve os profetas enviados ao povo judeu. Estes incluem Abraão, José e Moisés, juntamente com profetas menores como Ezequiel. Os livros referem-se a uma série de religiões dedicadas a vários deuses regionais que são geralmente considerados como divindades falsas, criadas pelo homem – como o Bezerro de Ouro que os hebreus imploraram a Moisés para erguer no deserto.

Ciro, rei zoroastriano
referido na Bíblia como
"ungido" e "pastor" de Deus.
Há uma religião referida nestes relatos que é tratada de forma diferente: o Zoroastrismo. Como mencionei anteriormente, durante o seu cativeiro na Babilónia, Deus deixou de falar aos hebreus através dos seus próprios profetas. Em vez disso, ele falou com eles através dos reis zoroastrianos. Um deles, Ciro, foi movido por Deus para dar o decreto para reconstruir o Templo em Jerusalém (Esdras capítulos 5 e 6). Em Isaías 44:28, Deus diz de Ciro: “Ele é o meu pastor e realizará toda a minha vontade, dizendo a Jerusalém: ‘Serás reedificada!’, e ao templo: ‘Serás reconstruído!’”

Em Isaías 45:1, o profeta declara: “Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita...” e profetiza o triunfo do reinado deste rei zoroastriano. A passagem termina com Deus afirmando a Ciro: “Eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome” (Isaías 45:3). Ao fazer isso, Ele também demonstra que é o Deus de Ciro.

Deus não parece considerar a Fé de Zoroastro como “outra”, ou falsa. Se assim fosse, porque falaria de Ciro como o Seu “ungido” e o Seu “pastor”?

O decreto de Ciro que reconstrói o Templo em Jerusalém é a base para as profecias temporais do Livro de Daniel — o primeiro profeta levantado entre os hebreus cativos — que identificam com precisão o advento de Jesus Cristo e do precursor de Bahá'u'lláh, o Báb. O próprio Cristo profetizou o aparecimento de um mensageiro divino que viria depois dele.

Disse para o Epi: pára e pensa por um momento porque é que acreditas que a Bíblia é sagrada, mas, por exemplo, o Bhagavad Gita não é. Se tivesses nascido na Índia, teria crescido a acreditar que os Vedas, o Ramayana, o Bhagavad Gita e os Upanishads eram Escrituras. E poderias argumentar que apenas os profetas mencionados nesses livros são verdadeiros e todos os outros são falsos. Outras Testemunhas de Jeová disseram-me, quando lhe mostrei os ensinamentos de Krishna, que eles eram como os de Cristo porque Krishna era um falso Cristo. Mas Krishna surgiu na Índia, milhares de anos antes de Cristo aparecer em Israel. Se Krishna era falso, então Deus permitiu que alguém atraísse muitos descendentes de Noé para longe de Moisés e de Cristo antes mesmo de Eles aparecerem, usando os Seus próprios ensinamentos!

Isso é pessoal para mim; debati-me com esta ideia antes de me tornar Bahá’í – porque apresentava uma contradição. Acreditar que Krishna e Buda eram falsos colocou em causa a palavra de Cristo - porque Cristo diz, com a voz da autoridade, que se uma alma pede pão a Deus, Deus não lhe dará uma pedra, e se ela pedir um peixe, Deus não lhe dará uma cobra.

E Cristo diz ainda: “Ora se vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai que está no céu dará coisas boas àqueles que lhas pedirem!” (Mt 7:11)

Eu tenho três filhos. Até eu, uma mãe humana imperfeita, sei que é errado alimentar, vestir e educar um filho e deixar os outros tratarem de si próprios - permitindo que sejam enganados por falsos guias na completa ausência de qualquer orientação minha. Se eu fizesse isso, seria considerada uma mãe miserável até mesmo pelos padrões humanos, quanto mais pelos padrões de Deus.

Isto é o que Cristo nos diz sobre Deus: Nós, humanos imperfeitos, sabemos que não devemos tratar os nossos filhos dessa maneira. Como podemos imaginar que Deus faria isso?

A única conclusão possível para mim é que o Criador que se revela em Jesus Cristo iria, pela Sua própria palavra, oferecer a cada povo o pão da vida.

Bahá’u’lláh escreveu que “O princípio de todas as coisas é o conhecimento de Deus...” Se isto for verdade, Ele daria a todos nós – e não apenas a alguns – alguma forma de O conhecer. E assim foi. Depois de afirmar que Deus está tão além das nossas concepções que não podemos compreender essa Realidade, Bahá’u’lláh escreveu que:

Como um sinal da Sua misericórdia, porém, e como uma prova da Sua amorosa bondade, Ele tem manifestado aos homens os Sóis da Sua orientação divina, os Símbolos da Sua unidade divina, e ordenou que o conhecimento destes santificados seres fosse idêntico ao conhecimento do Seu próprio Ser. Quem Os reconheceu, reconheceu Deus. Quem escutou o Seu chamamento, escutou a Voz de Deus, e quem testemunhou a verdade da Sua revelação, testemunhou a verdade de Deus. Quem se afastou deles, afastou-se de Deus… Cada um deles é o Caminho de Deus que liga este mundo com os reinos do além, e é o Estandarte da Sua Verdade para todos os que estão nos reinos da terra e do céu. Eles são os Manifestantes de Deus entre os homens, as evidências da Sua verdade, e os sinais da Sua glória. (Seleção dos Escritos de Bahá'u'lláh, sec. XXI)

Assim, Bahá’u’lláh afirma as palavras do Apóstolo Paulo de que Deus “quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade”. Sendo assim, podemos ter certeza de que o Deus amoroso de todos deu-nos o pão e a água da vida — isto é, uma maneira de conhecê-Lo — a todas as gerações em todas as partes do mundo.

-----------------------------------------------------------
Texto original: Is Christianity the Only True Religion? (www.bahaiteachings.org)


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Maya Bohnhoff é Bahá’í e autora de sucesso do New York Times nas áreas de ficção científica, fantasia e história alternativa. É também compositora/cantora (juntamente com seu marido Jeff). É um dos membros fundadores do Book View Café, onde escreve um blog bi-mensal, e ela tem um blog semanal na www.commongroundgroup.net.

Sem comentários: