terça-feira, 23 de novembro de 2004

Religião Bahá'í e Islão

O Orlando deixou num comentário a seguinte questão: "o Povo de Bahá tem alguma coisa a ver, ainda que remotamente, com o Islão? Vai "beber" alguns ensinamentos ao Islão? Muita gente pensa que é uma evolução do islamismo." Aqui fica a minha resposta

------------------------------

A relação que há entre a religião bahá'í e a religião islâmica é muito semelhante à que existe entre o judaísmo e o cristianismo; o cristianismo nasceu num meio judaico, mas é uma religião independente do judaísmo, tendo inclusive "herdado" alguns dos seus livros sagrados. A religião bahá'í nasceu num meio islâmico, mas não é resultado de um cisma no islão. Tem os seus próprios livros sagrados, leis, ensinamentos. A sua estrutura administrativa (em que não existe clero) é totalmente diferente das outras religiões.

Por estes motivos costuma-se dizer que a religião bahá'í é uma religião independente.

Hoje em dia os bahá'ís encontram-se espalhados um pouco por todo o mundo. Os países onde existem mais crentes são a Índia, o Irão, a Bolívia, o Uganda, os Estados Unidos. Desta forma é difícil dizer que os bahá'ís culturalmente são mais orientais ou ocidentais. Creio que englobamos todas as culturas.

É evidente que, mesmo sendo uma religião independente, não foi estanque a influências culturais do meio onde nasceu (tal como o cristianismo assimilou várias coisas do judaísmo). As escrituras bahá'ís estão escritas em árabe e persa; nestas encontram-se, ocasionalmente, algumas expressões e termos que são mais fáceis de entender para quem provém de um meio islâmico. No entanto, também se encontram com frequência referências a temas cristãos e mesmo à Bíblia.

Há quem tenha uma visão "simplista" da religião e a considere apenas um conjunto de instituições e leis (do tipo "não se pode fazer isto" ou "fazer aquilo é pecado"); sob essa perspectiva "naif" é fácil pensar existe uma influência islâmica na religião bahá'í só pelo facto de nos ensinamentos bahá'ís está prescrito o jejum (durante 19 dias) e também devido ao facto dos bahá’ís não tomarem bebidas alcoólicas.

Para obter informação isenta sobre a religião bahá'í recomendo o site da BBC.

Actualização

O site Islam and the Baha'i Faith tem informação mais detalhada e aprofundada sobre este assunto.

Sem comentários: