Aspecto da Casa de Bahá'u'lláh, em Bagdade |
O edifício em causa (cuja foto publiquei recentemente neste blog) era conhecido como “A Mais Grandiosa Casa” (Bayt-i-A'zam) e “A Casa de Deus”. Foi residência de Bahá'u'lláh entre 1853 e 1863 (com excepção de dois anos em que Ele esteve retirado perto da cidade de Sulaymaniyah). A Casa situava-se no distrito Kadhimiya, na margem ocidental do rio Tigre.
No Kitab-i-Aqdas, Bahá'u'lláh designara esta Casa em Bagdade e a Casa do Báb, em Shiraz (Irão), como locais de peregrinação. Durante o exílio em Edirne, Bahá'u'lláh revelou duas epístolas (Suriy-i-Hajj) onde descreve os rituais a seguir em cada uma destas peregrinações. Décadas mais tarde, 'Abdu'l-Bahá também designaria o Santuário de Bahá'u'lláh, na Terra Santa, como local de peregrinação.
Em 1922, a Casa de Bagdade foi confiscada por autoridades xiitas, hostis à Fé Bahá’í. A Liga das Nações apoiou uma reclamação apresentada pela Comunidade Bahá’í, mas o edifício nunca mais foi devolvido. Há alguns anos atrás, ficámos a saber que o edifício se encontrava em boas condições (tinha sofrido diversas obras de restauro) e era usada como hospedaria para peregrinos xiitas.
A destruição da Mais Grandiosa Casa recorda-me umas palavras de Bahá'u'lláh:
"Não lamentes, ó Casa de Deus, se o véu da tua santidade for rasgado pelos infiéis. Deus adornou-te no mundo da criação, com a jóia da Sua lembrança. Esse ornamento jamais poder ser profanado por homem algum. Para ti dirigem-se, sob todas as condições, os olhos do teu Senhor. Ele, em verdade, dará ouvidos à oração de todo aquele que te visitar, que circular ao teu redor e O invocar em teu nome. Ele verdadeiramente, é o Perdoador, o Todo Misericordioso” (Selecção dos Escritos de Bahá'u'lláh - LVII)---------------------------------------------------------
Sobre este assunto:
The House of Bahá’u’lláh, Baghdád ‘Iráq
Bahá'í pilgrimage
Sem comentários:
Enviar um comentário