terça-feira, 11 de novembro de 2014

Carta aberta a uma poetisa atrás das grades

Resistir à escuridão total...Mahvash Sabet

Estimada Mahvash Sabet,

Sinto que é quase uma impertinência escrever a uma poetisa que está atrás das grades devido às suas palavras e às suas crenças. O rei Lear, preso no final da peça com a sua filha Cordélia, disse-lhe que eles se ião tornar "espiões de Deus". Foi isso que você também se tornou, testemunhando as injustiças, os preconceitos e incapacidade da sociedade para compreender que não importa o que se faça a um poeta, as palavras do poeta ainda serão livres nas mentes dos leitores, e continuarão a conjurar ideias, a ocupar a mente em debates. Talvez haja consolo nisto.

Um dos seus poemas termina afirmando que "Não se pode ver o sofrimento depois de apagar as luzes", e por isso você "anseia pela escuridão, pela escuridão total." Espero para seu bem, que o fim do seu sofrimento esteja próximo, mas não com a "escuridão total” que fala; pelo contrário, como uma decisão de liberdade, tal como a luz solar é o direito natural de cada pessoa, um direito que ninguém tem o poder de tirar.

Não sei se você sente algum conforto ao perceber que foi incluída num grande e honrado grupo de escritores encarcerados, em todos os séculos e em todas as línguas, incluindo Boetius, Abu Nuwas, Cervantes, Yevgenia Ginzburg, Nazim Hikmet e centenas de outros, e que gerações de leitores recordarão o seu nome tal como se recordam do nome deles, muito depois dos nomes dos seus carcereiros terem sido varrido da memória da terra.

Não lhe posso oferecer nada na sua cela, salvo a minha devoção como leitor, a minha confiança em tempos melhores, e a minha amizade distante, mas sincera. Espero que num futuro próximo nos possamos encontrar pessoalmente, não apenas numa página.

Com melhores votos de esperança e coragem,

Alberto Manguel

--------------------
Mahvash Sabet, professora e poetisa, está a cumprir uma pena de prisão de 20 anos no Irão. Ela está detida desde 2008 devido à sua religião e por actividades relacionadas com a administração de actividades da minoria religiosa Bahá'í no Irão.

Alberto Manguel é um escritor e ensaísta canadiano, nascido na Argentina.

FONTE: Day of the Imprisoned Writer: Mahvash Sabet

Sem comentários: