sábado, 12 de agosto de 2023

Jesus fez muitos milagres. E Bahá’u’lláh fez milagres?


Os textos e as tradições de todas as religiões estão repletos de histórias de milagres atribuídos aos seus Fundadores e a outras figuras sagradas. As vidas de Krishna, Moisés, Zoroastro, Buda e Muhammad estão tecidas com milagres extraordinários. Mas serão essas narrativas verdadeiramente convincentes sobre o seu poder divino?

Curiosamente, a Bíblia sugere que os milagres por vezes podem levar à descrença, e não à fé. Nos seus textos está a narrativa sobre como o Faraó, quando confrontado com os milagres de Moisés e Aarão, ordenou que os seus mágicos replicassem cada um desses milagres, aparentemente para provar que ele podia igualar o poder de Deus. E mesmo quando os seus homens já não conseguiam imitar os milagres divinos, o Faraó permaneceu firme no seu desafio, continuando a resistir à Vontade de Deus. (Êxodo 7:10ss)

Apesar da Bíblia referir milagres realizados por feiticeiros, mágicos, espíritos demoníacos e falsos profetas, é fascinante que os Cristãos ainda dêem importância significativa a esses eventos milagrosos.

A história da Fé Bahá'í é rica em relatos de eventos que podem ser considerados milagres realizados por Bahá'u'lláh e pelo Báb, os Fundadores da Fé. No entanto, os Bahá'ís, seguindo o pedido explícito de Bahá'u'lláh, não dão importância a estes eventos, nem os usam para propagar a sua Causa espiritual.

Rogamos aos Nossos bem-amados que não manchem a orla das Nossas vestes com o pó da falsidade, nem permitam que referências ao que consideram milagres e prodígios rebaixem a Nossa condição e dignidade, ou desfigurem a pureza e a santidade do Nosso nome. (Epístola ao Filho do Lobo, ¶58)

O raciocínio é simples: os milagres físicos realizados por um Profeta Divino têm significado apenas para aqueles que os testemunham presencialmente. Para outros, esses relatos podem ser rejeitados como mero folclore ou truque astuto, semelhante aos actos impressionantes realizados por ilusionistas qualificados na televisão e nos espectáculos em palco.

Bahá'u'lláh explica que os Mensageiros de Deus, tendo o conhecimento e o poder de Deus, podem realizar milagres físicos, se assim o desejarem. No entanto, a maioria dos milagres nas Escrituras são simbólicos, representando eventos espirituais. Bahá'u'lláh enfatiza que o milagre mais notável de um Profeta Divino é sua capacidade de transformar os corações humanos - do negativo para o positivo, do ódio para o amor transbordante, e dos interesses mundanos para o crescimento espiritual.

Se Jesus tivesse executado apenas milagres físicos, sem transmitir os Seus ensinamentos espirituais transformadores, poder-se-ia questionar se a Sua vida tinha causado alguma transformação significativa e duradoura no mundo. Jesus enfatizou a importância dos Seus ensinamentos espirituais sobre os milagres físicos quando declarou:

O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita: as palavras que eu vos disse são espírito e vida. (João 6:63)

Durante a sua existência terrena, os Mensageiros de Deus muitas vezes parecem ter uma influência mínima nas sociedades que os rodeiam. Mesmo os que não são martirizados, a maioria dos Profetas chega ao fim das suas vidas com aparente modéstia e humildade. No entanto, quando, em retrospectiva, examinamos as civilizações (com as suas notáveis artes, literatura, música) que surgiram inspiradas por essas Figuras eminentes e pelos Seus ensinamentos, e consideramos os milhões de pessoas que ao longo dos séculos que viveram e morreram reverênciando os Seus Nomes, percebemos que estamos realmente testemunhando milagres!

A única força capaz de transformações tão profundas nas mentes e nos corações é o poder das Palavras e dos Ensinamentos Divinos dos Manifestantes de Deus. Nenhuma outra força - sejam leis, punições, investimentos ou mesmo milagres físicos - pode efetuar mudanças tão extensas e impactantes nos indivíduos e nas sociedades.

‘Abdu’l-Bahá afirma o seguinte:

Não desejo mencionar os milagres de Bahá'u'lláh, pois talvez se possa dizer que são tradições, sujeitas tanto à verdade quanto ao erro, como os relatos dos milagres de Cristo, no Evangelho, que nos chegaram através dos apóstolos, e não de qualquer outra pessoa, e são negados pelos judeus. Se bem que, se desejasse mencionar os actos sobrenaturais de Bahá'u'lláh, eles são numerosos; eles são reconhecidos no Oriente e até mesmo por alguns não-Bahá'ís. Mas essas narrativas não são provas e evidências decisivas para todos; o ouvinte talvez possa dizer que esse relato pode não estar de acordo com o ocorrido, pois é sabido que outras seitas contam milagres realizados pelos seus fundadores. Por exemplo, os seguidores do bramanismo relatam milagres. Com que evidência podemos saber que aqueles são falsos e que estes são verdadeiros? Se estas são fábulas, as outras também são fábulas; se estes são geralmente aceites, também os outros são geralmente aceites. Consequentemente, estes relatos não são provas satisfatórias. Sim, os milagres são provas apenas para a testemunha ocular, e mesmo ela pode considerá-los não como um milagre, mas como um encantamento. Feitos extraordinários também foram relatados sobre alguns mágicos.

Resumidamente, quero dizer que muitas coisas maravilhosas foram feitas por Bahá'u'lláh, mas não as relatamos, pois não constituem provas e evidências para todos os povos da terra, e não são provas decisivas mesmo para aqueles que as viram: eles podem pensar que são apenas encantamentos.

Além disso, a maioria dos milagres dos Profetas que são referidos tem um significado interior. Por exemplo, no Evangelho está escrito que no martírio de Cristo prevaleceu a escuridão, e a terra tremeu, e o véu do Templo rasgou-se em dois de alto a baixo, e os mortos saíram dos seus túmulos. Se esses eventos tivessem acontecido, eles teriam sido realmente impressionantes, e certamente teriam sido registados na história dos tempos. Eles ter-se-iam tornado a causa de muitos problemas de coração. Ou os soldados teriam tirado Cristo da cruz, ou teriam fugido. Esses eventos não são relatados em nenhuma história; portanto, é evidente que não devem ser tomados literalmente, mas como tendo um significado interior.

O nosso propósito não é negar esses milagres; apenas pretendemos dizer que eles não constituem provas decisivas e que têm um significado interior.

(Respostas a Algumas Perguntas, cap. 10)

-----------------------------------------------------------
Texto original: Jesus performed many miracles. What about Bahá’u’lláh, did He do any miracles? (www.upliftingwords.org)

Sem comentários: